424-2025-08

57 AutoData | Agosto 2025 impulsionada pelos lançamentos das novas picapes de grande porte 2500 e 3500, ambas importadas do México, e do seu carro-chefe de vendas, a média-compacta Rampage, projetada no Brasil e fabricada em Goiana, PE, ao lado da Fiat Toro, de tamanho similar, e da linha de SUVs Jeep. Com a chegada da nova Dakota a Ram terá cinco picapes no portfólio – incluindo também a 1500 importada dos Estados Unidos – para atingir quase todos os segmentos da categoria, dia Machado: “Existe uma lacuna entre Rampage e a 1500. A Dakota ocupará este espaço”. POUCAS INFORMAÇÕES Além da antecipação da apresentação do conceito Nightfall, que deverá ser uma das atrações da Ram no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro próximo, pouco foi dito a respeito da nova Dakota, que empresta o nome da picape de mesmo porte que já foi produzida no Brasil. Mas as similaridades se restringem ao nome, pois a nova picape traz avanços tecnológicos, construtivos e de design mais de trinta anos à frente do modelo antigo. Nos anos 1990 a picape fazia parte do portfólio da marca Dodge Ram, do Grupo Chrysler, que em um investimento estimulado pelo Regime Automotivo, de 1995, montou a Dakota por apenas três anos em Campo Largo, PR, em fábrica inaugurada em 1998 e fechada em 2001, quando a fabricante foi comprada pelo Grupo Daimler. Mais informações sobre a nova Dakota serão guardadas para o lançamento oficial, mas pelo que pôde ser visto é razoável afirmar que o modelo não concorrerá com sua irmã com logotipo Fiat: como toda Ram vendida por aqui oferece nível superior de acabamento, conforto e tecnologia.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=