424-2025-08

62 Agosto 2025 | AutoData LANÇAMENTO » JEEP variam do preto ao bronze, dependendo da versão. Nass duas opções mais caras, Overland Turbodiesel 2.2 e Blackhawk Hurricane 2.0, no lugar da alavanca do câmbio automático agora figura, no console central, um botão seletor rotatório prateado, chamado Rotary Shift. O pacote de conforto e segurança do Commander segue sendo bastante completo, faz jus ao título de carro mais sofisticado produzido no Brasil. São seis airbags na versão de entrada Longitude e sete nas quatro demais, incluindo também bolsa de ar para os joelhos do motorista. Todas as versões são equipadas com ADAS nível 2, sistemas avançados de assistência ao motorista, incluindo alerta de colisão frontal com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, assistente de centralização em faixa, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis, piloto automático adaptativo ACC e detecção de mãos fora do volante. Da versão Overland para cima é agregada câmara 360°, que simula imagens ao redor do carro na tela central de 10,1 polegadas. O Commander segue sendo um veículo luxuoso com grande capacidade off-road em suas duas versões de topo, Overland turbodiesel e Blackhawk turbogasolina, ambas com powertrain 100% importado, incluindo motores, transmissões 4x4 e sistemas eletrônicos que tornam fácil a passagem pelos mais complicados terrenos fora do asfalto. Todas as versões também vão muito bem no asfalto. O motor a gasolina Hurricane 2.0 de 272 cv já mostra suas potentes qualidades desde que a opção foi lançada no Brasil, em 2024, a bordo de Compass e de Commander, com o qual leva as quase 2 toneladas do SUV de 0 a 100 km/h em 7 segundos, em comparação com 10,3 segundo quando equipado com o T270 turboflex de 176 cv, segundo medições da fabricante. Já o Multijet 2.2 de 200 cv é novidade aplicada ao Commander este ano, em substituição ao motor diesel 2.0, com resultado bastante bom: o modelo tem baixos níveis de vibração e ruído, condução muito confortável e não falta potência, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. O Commander segue sendo um SUV de alto nível, comparável aos melhores modelos importados da mesma categoria, extremamente confortável e agradável de dirigir, tanto no asfalto como na terra. Por tudo isto, ainda que mais barato do que antes, cobra seu preço. JEEP SÓ DEFENDE O TERRITÓRIO No ano em que, pela primeira vez, mais de 1 milhão de SUVs deverão ser vendidos no mercado brasileiro, com participação nas vendas de veículos leves acima dos 40%, a Jeep, que se dedica 100% ao segmento, traça planos para defender um território em boa parte sob seu domínio desde que começou, há dez anos, a produzir seus veículos no Brasil, na fábrica de Divulgação/Jeep Divulgação/Jeep

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=