424-2025-08

63 AutoData | Agosto 2025 Goiana, PE, inaugurada em 2015. A demanda por SUVs no País cresceu tanto quanto o número de concorrentes neste segmento do mercado, o que foi turbinado pela chegada, nos últimos cinco anos, dos modelos elétricos e híbridos chineses. Além de reestilizar os modelos e ampliar o pacote de tecnologias embarcadas para enfrentar a concorrência a Jeep também aplica uma política mais agressiva de preços, com manutenções e até mesmo cortes relevantes com relação a versões anteriores – o Compass 2026 foi lançado com reduções de até R$ 20 mil e no caso do Commander 2026 os descontos foram de R$ 6 mil ao máximo de R$ 16 mil, dependendo da versão. Mas a ideia não é ampliar muito o terreno da marca, apenas defendê-lo, porque a fábrica de Goiana não tem capacidade para produzir muito mais do que as 160 mil unidades programadas para este ano dos três modelos Jeep nacionais, 130 mil para o mercado brasileiro e o resto para exportação a países da América do Sul. Manter a fatia, no caso da Jeep, é segurar uma porção em torno de 5% das vendas totais do mercado brasileiro, e parcela de 12% a 15% do segmento de SUVs. Diz Hugo Domingues: “Se pudesse até venderia mais, mas estamos no máximo que a capacidade da fábrica pode nos entregar no momento”. Segundo o executivo a Jeep está melhor posicionada dentre os C-SUVs, os médios, representada pelo Compass, que detém 28% das vendas do segmento. Dentre os pequenos B-SUVs – a mais concorrida do mercado com mais de quinze modelos na disputa, mas com pouca concorrência chinesa – o Renegade tem atualmente cerca de 8% das compras. Já o Commander, na categoria dos D- -SUVs, os grandes, divide quase que por igual as preferências com os outros dois concorrentes de sete assentos. Os modelos nacionais híbridos da Jeep – o primeiro deles chega em 2026 – devem ajudar na disputa mas Domingues avalia que não deverão alterar muito o mix de vendas, pois os SUVs a combustão ainda representam de 75% a 80% das vendas do segmento no País: “Teremos várias tecnologias de híbridos e vários modelos, vamos ajustar de acordo com o mercado”. Foto Pedro Kutney Divulgação/Jeep

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=