424-2025-08

65 AutoData | Agosto 2025 As duas opções de motorização da Toro 2026 são as mesmas adotadas em vários outros modelos produzidos pela Stellantis no País: foi mantido o motor turboflex 1.3 de 176 cavalos e torque de 270 Nm, fabricado em Betim, MG, acoplado a câmbio automático de seis marchas importado, e desde o início deste ano o motor diesel 2.0 de 170 cv foi substituído pelo também importado da Itália Multijet 2.2 Euro 6, de 200 cv e 450 Nm, com transmissão automática de nove velocidades. Assim a Toro segue sendo a única picape compacta com versões a diesel. Do total de suas vendas 70% são das quatro versões turboflex e 30% das duas turbodiesel. Frederico Battaglia, vice-presidente da marca Fiat na América do Sul, espera que esta proporção seja mantida. Segundo ele as opções mais vendidas da Toro até aqui são a Freedom e a Volcano flex, com 31% e 25% das compras, respectivamente, na sequência vêm Ranch e Volcano diesel, com 16% e 14%, e, por fim, a Endurance flex participa com 9% e Ultra flex com 5%. A expectativa é que as renovações adotadas melhorem o desempenho comercial da Toro, que este ano figura na posição de quarta picape mais vendida do mercado brasileiro – era a terceira há um ano –, com 27,3 mil emplacamentos registrados de janeiro a julho, o que representa queda de 5,3% em comparação com o mesmo período de 2024. MUDANÇA BEM AJUSTADA Dentre as suaves e bem ajustadas mudanças visuais introduzidas na linha 2026 da Toro, logo de cara a que mais chama a atenção é a nova grade dianteira, que segue a renovada identidade visual adotada em todos os modelos Fiat, com linhas paralelas verticais e a logomarca no centro. As luzes de condução diurna DRL em formato de pestanas sobre os faróis de LED, que marcam o design frontal no modelo desde seu lançamento, agora têm assinatura luminosa segmentada em pequenas faixas. Na traseira as lanternas de LED acompanham o mesmo desenho luminoso dianteiro em formato de pixels. Peter Fassbender, vice-presidente de design Stellantis América do Sul, reconhece na Toro o seu principal trabalho na companhia, misturando traços robustos de uma picape com os de um SUV arrojado: “Mesmo uma picape imponente

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=