81 AutoData | Agosto 2025 Desembarcou no Porto de Santos, SP, o GWM Hydrogen powered by FTXT, caminhão elétrico a hidrogênio que passará por testes no Brasil. Após preparações pela equipe de engenharia da empresa o veículo começará a ser testado no País em setembro, em parceria com universidades como a USP, que tem infraestrutura para abastecer o caminhão com hidrogênio produzido a partir do etanol. O caminhão conta com uma bateria de 105 kWh e um conjunto de cilindros com capacidade para 40 quilos de hidrogênio, que alimentam as células a combustível para gerar eletricidade. Mais de 30 mil veículos semelhantes circulam na China. GWM traz caminhão a hidrogênio para testes no Brasil... ...e inaugura GWM Academy no Senai Ford cria novo sistema de montagem de veículos elétricos BYD montará baterias Blade para ônibus em Manaus Foi inaugurado em agosto no Senai Ipiranga, na Capital paulista, o GWM Academy, centro de treinamento de pós-vendas para funcionários da rede de 104 concessionárias da marca no Brasil. O investimento no projeto soma R$ 13,7 milhões: R$ 1,5 milhão para a instalação de toda a infraestrutura dentro do Senai, R$ 4,5 milhões para treinar 641 funcionários da rede e outros R$ 7,7 milhões serão aplicados em novos treinamentos nos próximos doze meses. O local é dedicado a treinamentos com foco em eletrificação e qualificação técnica. A Ford divulgou características de sua nova plataforma universal de veículos elétricos acompanhada de um novo sistema de produção para estes modelos, que estreará em 2027 com uma picape média montada em Louisville, Kentucky, nos Estados Unidos, a ser vendida no mercado local e para exportação, resultado de investimento de US$ 2 bilhões. Segundo a Ford a plataforma tem 20% menos peças, 25% menos fixadores, 40% menos estações de trabalho e tempo de montagem 15% mais rápido comparado a um veículo típico. O chicote elétrico, por exemplo, será 1,3 quilômetro mais curto e 10 quilos mais leve do que o usado em um SUV elétrico atual. A linha de montagem será transformada em uma “árvore de montagem”: em vez de uma esteira longa três subconjuntos correm em linhas próprias, simultaneamente, e depois se juntam. A fábrica da BYD em Manaus, AM, começará a montar módulos de baterias Blade a partir de 2026, para equipar seus chassis de ônibus elétricos produzidos em Campinas, SP. Os chassis já estão sendo equipados com a Blade importada. Adotada desde 2020 nos carros da marca e considerada mais eficiente e segura, pois não entra em combustão quando perfurada, a Blade tem formato alongado e estrutura interna que organiza as células LFP, lítio-ferro-fosfato, em formato horizontal, o que otimiza o uso do espaço. Nos ônibus elétricos, dependendo do modelo, elas conferem autonomia de 270 a 350 quilômetros, com recargas completas em até duas horas. Divulgação/GWM Divulgação/GWM
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