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82 Agosto 2025 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS A Mercedes-Benz finalizou a transferência de seu centro de distribuição de peças de Campinas, SP, fechado no ano passado, para um novo local em Itupeva, SP, com metragem menor e teto mais alto, o que segundo a empresa gera ganho de produtividade de 50%, pois o volume estocado cresceu e foi reduzido o tempo de deslocamento na unidade. O espaço tem capacidade para armazenar 9 milhões de peças de 45 mil itens de caminhões e ônibus, para atender as demandas dos concessionários. Por mês a Mercedes-Benz atende a cerca de 8 mil pedidos, distribuindo 1,5 milhão de componentes de reposição em todo o Brasil. As peças também são enviadas a cinquenta países na América Latina, África e Oriente Médio. O centro é o terceiro maior da companhia no mundo, depois de Alemanha e Estados Unidos. Mercedes-Benz opera novo centro de distribuição de peças Stellantis inaugura desmontadora para reciclagem Brasil entra na cooperação de GM e Hyundai O primeiro centro de desmontagem veicular operado por uma montadora foi inaugurado na Grande São Paulo, em Osasco. A Stellantis, por meio de sua divisão Circular Autopeças, investiu R$ 13 milhões na estrutura com capacidade para desmanchar 8 mil veículos por ano. Passarão por lá veículos de qualquer marca, desde carros usados em testes em seus centros de desenvolvimento a modelos adquiridos em leilões de seguradoras. Após serem desmontadas as peças seguirão para remanufatura, venda em segunda vida ou reciclagem completa. A Stellantis estima em R$ 2 bilhões o mercado de economia circular automotiva. Além de obter receita com a venda das peças usadas a Stellantis mira os benefícios previstos pelo Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, que por meio da reciclagem concederá pontos de desconto no IPI. A General Motors e a Hyundai anunciaram um novo passo na colaboração técnica anunciada no ano passado. Serão desenvolvidas quatro plataformas de veículos a serem lançados a partir de 2028: um SUV compacto, um carro e uma picape compacta a serem projetados pela fabricante coreana e uma picape média a cargo da GM, todos para os mercados da América Central e do Sul, com arquitetura flexível e opção de propulsão a combustão ou híbrida. A parceria envolve, ainda, uma van comercial elétrica para a América do Norte. O plano projeta vendas superiores a 800 mil unidades por ano de modelos com arquiteturas compartilhadas, mas que mantêm design interno e externo desenvolvido por cada marca. A operação comercial também será independente. A GM tem quatro fábricas na América do Sul candidatas a produzir os veículos: São Caetano do Sul e São José dos Campos, SP, Gravataí, RS, e Rosário, na Argentina. A Hyundai, por sua vez, produz em Piracicaba, SP. Divulgação/MB Divulgação/Stellantis

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