424-2025-08

87 » FIM DE PAPO AutoData | Agosto 2025 US$ 7 bi 5% 38,4% 88 mil Impacto negativo estimado nos lucros, este ano, pelas três maiores fabricantes de veículos dos Estados Unidos, Ford [US$ 2 bi], GM [US$ 3,5 bi] e Stellantis [US$ 1,5 bi], devido a perdas causadas pelas tarifas de importação impostas pelo governo Trump. Nova expectativa de crescimento das vendas de veículos no Brasil, que devem fechar 2025 com 2 milhões 765 mil unidades emplacadas, conforme projeção revisada para baixo divulgada pela Anfavea, que no fim de 2024 esperava incremento pouco maior, de 6,3%. Crescimento revisado para cima das exportações brasileiras de veículos este ano, que devem somar 518 mil um unidades, graças à forte recuperação dos embarques para a Argentina, para surpresa da Anfavea que havia projetado expansão de 7,5% em 2025. Carros importados da China emplacados no Brasil de janeiro a julho de 2025, em expansão de 41,2% sobre o mesmo período de 2024. Os estoques de veículos chineses ainda não vendidos supera 100 mil unidades, segundo dados apurados pela Anfavea. “ Quero dizer aos companheiros da GWM: vocês vieram para o país certo, que tem um povo muito trabalhador, que aprende as coisas com muita facilidade. É por isso que nós temos uma relação muito forte com a China, é o nosso principal parceiro comercial. E é por isso que a gente vai tentar brigar para que o comércio mundial seja equilibrado.” O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante inauguração da fábrica da GWM, em 15 de agosto, em Iracemápolis, SP. ......................................................................................................................................................... “ Nós temos os melhores trabalhadores e trabalhadoras do mundo. Eles são tão bons que um trabalhador da indústria virou presidente da República: o presidente Lula.” Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, no mesmo evento de inauguração da primeira fábrica da GWM no Brasil. ......................................................................................................................................................... “A instabilidade nos machuca, o juro nos mata.” Igor Calvet, presidente da Anfavea, em entrevista coletiva em agosto, ao responder pergunta sobre o que mais puxa para baixo as vendas de caminhões no País, com projeção de queda de 8,3% em 2025. “ Estão vindo newcomers que não compram um parafuso sequer neste País. A tentação de importar tudo é grande, mas não direcionamos nossas compras para fora porque acreditamos que a localização é uma de nossas fortalezas, por isto somos o fabricante com o maior índice de conteúdo local.” Luiz Alvarez, vice-presidente de suprimentos da Volkswagen na América do Sul, falando aos fornecedores da empresa durante o The One, prêmio que reconhece o desempenho das empresas da cadeia de suprimentos da fabricante no Brasil e na Argentina. ......................................................................................................................................................... “ Não somos piores do que os chineses, apenas somos mais lentos e precisamos trabalhar mais rápido. Vamos investir em produtos e engenharia para continuar crescendo. Preparem as fábricas porque nós vamos vender mais.” Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, no mesmo evento The One, pedindo aos fornecedores para investir e acompanhar o crescimento das vendas da fabricante, que de janeiro a julho avançaram 11% sobre o mesmo período de 2024, contra 4% da média do mercado brasileiro.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=