11 AutoData | Setembro 2025 de peças remanufaturadas já olhando para esse mercado. O Centro de Desmontagem Veicular é parte dessa nossa estratégia. Ainda não existe qualquer tipo de incentivo para isto, mas se no futuro existir será um complemento à essa nossa atividade, que como todo negócio tem de ser rentável, tem de funcionar por suas próprias bases e dar resultado. Qual a capacidade do centro de desmontagem? Existem planos para inaugurar novos centros? A capacidade instalada é de 3 mil veículos por ano, em um turno. Podemos ir até 8 mil veículos por ano. Estamos na fase de entrada nesse mercado. Os primeiros três meses foram de organização e montagem do centro, que já começa com uma cadência bem interessante. Os resultados são muito positivos e acreditamos que isso vai escalar rapidamente. A abertura de outros centros em outros locais vai depender muito da evolução do mercado. Não há nada decidido ainda, mas tudo pode mudar em função da evolução do negócio. “ O mercado de peças e serviços do Brasil está estimado em € 20 bilhões [por ano] e as montadoras atuam só em 20% do segmento: os 80% restantes são chamados de mercado independente. Por isto olhamos para o potencial desse negócio e decidimos ser um dos players mais importantes. Hoje a Stellantis já é o maior distribuidor de peças da América Latina.” O Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, lançado pelo governo menos de dois anos atrás, tem metas e incentivos para a reciclabilidade dos veículos vendidos no Brasil. Esses objetivos e estímulos, na sua opinião, são exequíveis e estão adequados para promover o crescimento da cadeia de reciclagem no País? Começamos a olhar para esse mercado bem antes de qualquer discussão governamental. No Brasil as ações de reciclagem de materiais ainda estão começando. O Mover traz algumas ideias e parece estar indo em um bom caminho, mas ainda não tem nada muito concreto. A partir do momento que tiver algo concreto estaremos bem posicionados para fazer o que tem de ser feito. Recentemente a Stellantis inaugurou em Osasco, na Grande São Paulo, o primeiro centro de desmontagem veicular de um fabricante de veículos no Brasil. Quais são os objetivos operacionais e financeiros desta iniciativa? Desde 2021 promovemos ações de economia circular, lançamos uma linha
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