15 AutoData | Setembro 2025 paralelo com a DPaschoal. Nós abrimos mais de quinze pontos Eurorepar nos últimos seis meses na Argentina. Vai acontecer esse desenvolvimento também no Chile. Hoje, no Brasil, existem 120 mil reparadores que atendem clientes de todas as marcas, um pequeno pedaço disso são oficinas que têm algum selo. Este é o mercado potencial no qual a Eurorepar tem papel estratégico. O carro elétrico, de fato, requer menos manutenção? Como isso afeta os negócios de pós-vendas? O carro elétrico tem muito menos partes móveis do que um motor a combustão, isto é fato. Mas ele continua tendo pneus, rodas, amortecedores, para-choque... Em vez de reparar uma bomba d’água será necessário reparar o sistema de arrefecimento das baterias. Também haverá trabalho de remanufatura e reciclagem, troca das baterias. Mas acho que é muito cedo para entender o quanto isso pode eventualmente impactar um negócio. Impacta, mas não dá para dizer o quanto isso pode mudar para cima ou para baixo. Até porque, na frota brasileira de 48 milhões de veículos, cerca de 3% são carros elétricos e híbridos. E na Europa, com 300 milhões de veículos, 4% são elétricos e híbridos. Este volume ainda é muito pequeno para causar algum impacto, mudar a natureza do nosso negócio. É certo que mudará, mas será paulatinamente. E nós continuaremos reparando carros, trocando peças. O que muda de fato é que nós teremos de estar mais treinados, mais habilitados para atender à nova tecnologia. Há pouco mais de um ano e meio a Stellantis comprou o controle da DPaschoal, da qual o senhor é o CEO. Trata-se de uma gigante do aftermarket, com 123 oficinas próprias, 120 credenciadas, 28 centros de distribuição de peças, sete recapadores de pneus, dezoito truck centers, uma financeira, centro de treinamento de reparadores e linha de produtos com marca própria. Qual é a participação da DPaschoal nos negócios de aftermarket da Stellantis no Brasil? Todas as nossas operações no aftermarket independente representam 50% do faturamento de peças e serviços da Stellantis. Neste quadro a DPaschoal é importantíssima no nosso negócio, é a operação que tem o maior potencial de crescimento. Já estamos crescendo em diversas áreas. Avançamos bastante na distribuição de peças e na venda de pneus. Há dois anos a DPaschoal vendia poucos pneus pela internet, hoje nós somos o terceiro maior vendedor de pneus via e-commerce do Brasil. O próximo passo é a ampliação da rede, da sua capilaridade. No começo do próximo ano mostraremos qual é o tamanho da nossa ambição para crescer com esta empresa – e ela não é pequena. O senhor também é o CEO da rede de oficinas credenciadas Eurorepar, que foi herdada da PSA pela Stellantis com duzentas oficinas em operação no Brasil, na Argentina e no Chile. Como evolui essa operação? Vai continuar convivendo com a DPaschoal? A Eurorepar é uma iniciativa da época da PSA, de 2017, uma rede de empresas credenciadas. Esta rede já existe e vai continuar sendo desenvolvida em
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