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23 AutoData | Setembro 2025 Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, apresenta as obras da nova fábrica: papel estratégico. Nova fábrica terá capacidade de 100 mil unidades/ano com processo produtivo completo: estamparia, funilaria, pintura, montagem final e controle de qualidade. mações no setor automotivo global e nacional, marcado pelo avanço da eletrificação, pela pressão por soluções mais sustentáveis e pela busca por maior competitividade na América Latina. Neste contexto a Toyota, que em 2025 completa 67 anos de presença no País, reafirma com o projeto da nova unidade industrial seu compromisso de longo prazo com o País, consolidando sua base local como um dos principais polos de engenharia e produção da empresa fora do Japão. AVANÇO PRODUTIVO Instalada em um terreno de 400 mil m² dentro do complexo de Sorocaba, dos quais 160 mil m² serão de área construída, a nova fábrica foi projetada para incorporar modernas tecnologias industriais de automação e sustentabilidade. Os pavilhões em construção vão replicar todas as operações da atual unidade, com prédios interligados divididos em cinco áreas: estamparia, funilaria, pintura, montagem final e controle de qualidade. A principal diferença da nova fábrica para a que já está em operação é o nível de modernização tecnológica: a funilaria contará com até 250 robôs de solda, atingindo 95% de automação; a pintura, equipada com trinta robôs, utilizará um sistema inovador sem consumo de água, com filtragem em papelão reciclável que permitirá o reaproveitamento quase total dos resíduos; já na montagem final é dispensado o uso das esteiras tradicionais pois os carros em produção serão transportados por AGVs, Automated Guided Vehicles, autônomos. O projeto prevê a criação de 2 mil empregos diretos, metade deles destinados a mulheres. A nova unidade produzirá o

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