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24 Setembro 2025 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO sedã Corolla e um novo modelo ainda não revelado, também com versões híbridas flex – até o momento as especulações apontam que será uma picape média- -compacta. A fábrica atual, que também terá a capacidade aumentada de 155 mil para 168 mil unidades/ano – seguirá responsável pela produção Corolla Cross e pelo Yaris Cross, ambos com versões eletrificadas. A engenharia das obras das novas instalações impressiona pela escala. Foram movimentados 2 milhões de metros cúbicos de terra, o equivalente a 2 mil caminhões por dia, durante seis meses. Todo o material foi reaproveitado no próprio terreno, transformando um vale com 16 metros de profundidade em plataforma para a instalação da nova unidade. “Na prática desmontamos um morro e o transportamos para fazer a terraplanagem”, esclarece Márcio Piazzi, gerente de logística da fábrica de Sorocaba e responsável pela construção. A etapa de construção dos novos pavilhões deve ser concluída até o fim deste ano. A instalação dos equipamentos e os treinamentos de operação ocorrerão ao longo do primeiro semestre de 2026, preparando o início da produção no segundo semestre. PAPEL ESTRATÉGICO DA REGIÃO Mais do que ampliar a produção, a nova planta será peça-chave na transição tecnológica da marca. Segundo Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, a unidade brasileira terá um papel estratégico cada vez maior de agora em diante no desenvolvimento de soluções que combinem eficiência energética, biocombustíveis e eletrificação: “A tecnologia híbrida flex, por exemplo, concebida localmente, já é vista como potencial plataforma de exportação”. A Toyota reforça sua confiança no potencial da América Latina, mesmo diante de do atual cenário econômico e geopolítico desafiador. Segundo Rafael Chang, CEO da companhia para a América Latina e Caribe, o plano é expandir presença em todos os mercados da região, com produtos que atendam às diferentes demandas dos consumidores. “Nossas fábricas estão operando hoje em três turnos, tanto no Brasil como na Argentina, e queremos ver nossa participação continuar crescendo em todos os países da América Latina onde atuamos. A expectativa é de comercializar cerca de 500 mil veículos neste ano na região, dos quais 400 mil serão fabricados no Brasil e na Argentina”, prevê Chang. “Entendemos que precisamos oferecer todos os tipos de opções para os nossos clientes na região, por isso seguimos com nossa estratégia de híbridos flex e combustão eficiente.” Chang informou também que, no início de 2026, chegará ao mercado brasileiro um novo veículo elétrico da marca, importado. Além do fortalecimento da produção local a montadora também continua apostando na exportação de motores produzidos no Brasil, na fábrica de Porto Feliz, SP, como parte de sua estratégia global. Atualmente a capacidade instalada da planta ultrapassa 200 mil unidades por ano e, somente para os Estados Unidos, a expectativa é embarcar 27 mil motores até o fim de 2025. “Mesmo com o tarifaço mantivemos nossas exportações em linha com o planejado até este momento”, afirmou Chang. Rafael Chang: expectativa de produzir 400 mil veículos por ano no Brasil e na Argentina.

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