» EDITORIAL AutoData | Setembro 2025 Diretor de Redação Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Leandro Alves, Márcio Stéfani, Pedro Stéfani, Vicente Alessi, filho Redação Pedro Kutney, editor Colaboraram nesta edição André Barros, Caio Bednarski, Soraia Abreu Pedrozo Projeto gráfico/ arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR/divulgação Capa Foto Divulgação/GWM Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Luiz Giadas e Rosa Damiano Assinaturas/atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 AutoData é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., Av. Guido Caloi, 1000, bloco 5, 4º andar, sala 434, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTb 30 411/SP autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora autodataseminarios autodataseminarios Por Pedro Kutney, editor Boas notícias apesar dos problemas Envenenado pelos juros altos do Banco Central independente do governo e vassalo da Faria Lima o mercado doméstico de veículos parou de crescer e será difícil atingir os números projetados no início de 2025. Ainda assim o setor automotivo nacional tem boas notícias a dar, como comprova esta edição de AutoData. Apesar dos problemas causados pelos maiores juros do planeta ao menos por enquanto os investimentos estão mantidos e estão acontecendo, uma vez que a crença compartilhada pelas empresas é de que o Brasil ainda vale a pena. A GWM acredita nisso. Tema da capa desta edição e de cobertura especial de 30 páginas, projeto da fabricante chinesa para se instalar no Brasil demorou cerca de uma década para ser concebido e foi iniciado há apenas três anos, com a compra de uma fábrica desativada que renasceu somente agora, como parte de um vistoso investimento de R$ 10 bilhões no período 2022-2032. E a empresa já começou a produzir dizendo que talvez seja necessário construir outra fábrica para acomodar suas ambições. Neste sentido não é de se estranhar que o número de concessionárias abertas e de marcas à venda no País nunca foi tão grande: são mais de 8 mil revendas autorizadas em operação, em número acrescido, principalmente, pela chegada de fabricantes com origem na China ao mercado brasileiro. A força econômica dilatada do setor de distribuição esteve representada no maior Congresso & Expo Fenabrave já realizado, como demonstra reportagem desta edição. Em outra reportagem também relata confiança no crescimento a Toyota – exatamente na qual o fundador da GWM diz ter se inspirado. Pois a sempre tímida fabricante japonesa está fazendo o maior investimento de sua história de quase 70 anos no Brasil, de R$ 11,5 bilhões até 2030, construindo mais uma fábrica em Sorocaba, SP, onde já opera uma linha de produção. O novo arranjo já está em construção e vai quase que dobrar a capacidade de produção da empresa por aqui. Também há boas notícias para os fornecedores da Volkswagen e da Iveco no Brasil: ambas premiaram as empresas da cadeia de suprimentos e estão aumentando substancialmente seus orçamentos de compras. E por quê? O Brasil ainda parece valer a pena.
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