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AutoData | Setembro 2025 51 brasileiro, com trocas rápidas de marchas ao comando do acelerador: 50% do torque está disponível a 1 mil rotações e 100% a 1,5 mil rpm. Mesmo assim e com a opção de trocas de marchas manual por meio das borboletas instaladas atrás do volante o H9 não tem comportamento esportivo. Mas também, aparentemente, não compromete, mesmo pesando pouco mais de 2,5 toneladas, 300 kg a mais do que a picape Poer P30. Um SUV de sete lugares precisa oferecer, sobretudo, conforto e segurança, por isto no controle do volante do H9 o motorista pode acionar os sistemas de assistência à condução ADAS 2+, tecnologia aprimorada que inclui controle de cruzeiro adaptativo com para-e-anda, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro. Outra tecnologia interessante é o controle integrado de frenagem, que substitui o sistema hidráulico tradicional, oferecendo respostas mais rápidas e seguras. PARA BRASILEIRO VER Na China a grade do Haval H9 é totalmente cromada. Mas os responsáveis pelos produtos GWM no Brasil demonstraram a importância de mudar o visual para cá. Guilherme Teles, diretor de planejamento de produto, contou que o histórico desses dois anos e meio de presença no Brasil e diversas modificações solicitadas, principalmente para o atual campeão de vendas da GWM, o Haval H6, deixou todos esses processos muito mais rápidos e assertivos: “É impressionante a velocidade, a agilidade para compreender as necessidades específicas, encontrar soluções e aplicar na produção”. Teles cita um case importante no visual do H9 nacional: “Além da grade, que é fosca na versão brasileira, na tampa traseira, onde deveria ter um estepe, pensamos em outra aplicação e eles fizeram uma caixa, um porta-trecos externo que acomoda até dez litros”. O visual externo lembra algo de Land Rover Defender, com os faróis redondos full LED, as lanternas quadradinhas na traseira e uma aparência imponente e estilosa. Ele utiliza rodas de 19 polegadas e tem rack de teto com capacidade para transportar até 75 kg. Será vendido inicialmente apenas em três cores: grafite fosca, preto e branco. PROPOSTA DE VALOR Assim como na picape Poer, que iniciou as vendas em setembro dois dias antes do Haval H9, a GWM oferece garantia de dez anos, repetindo a proposta da Toyota para a SW4. No entanto a cobertura para motor, transmissão, eixo cardã, componentes eletrônicos, sistema de freios, ar-condicionado e caixa de direção é de 250 mil quilômetros, enquanto na rival japonesa é de 200 mil. Trata-se de uma proposta e tanto para um segmento bastante exigente. Diego Fernandes evita projetar volumes para o Haval H9. Mesmo considerando que ele será o de menor produção dentre os três modelos produzidos no Brasil, justamente pelo tamanho deste segmento premium de veículos de sete lugares, o executivo está otimista: “Acredito que oferecemos um produto que reúne o melhor em todos os quesitos para este consumidor que não tem muitas opções além das tradicionais”. Ainda é muito cedo para confirmar este otimismo da GWM, mas o H9 tem credenciais para cair no gosto do consumidor brasileiro e se tornar uma das melhores ofertas dentre os SUVs de sete lugares no País.

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