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AutoData | Setembro 2025 53 e bons serviços prestados aos clientes. Segundo Jack Wei, fundador e chairman que deu início à trajetória da GWM como uma das primeiras empresas automotivas na China com capital 100% privado, sempre pautaram suas decisões a admiração pelos produtos da Toyota, bem como os padrões de produção e as estratégias globais da fabricante do Japão. Não por acaso a primeira picape lançada por ele, em 1996, chamada Deer, é uma cópia da Hilux. Wei costuma dizer que tem “o olhar para a qualidade de produção e, também, para as decisões que fazem a Toyota a maior empresa do setor automotivo”. Também seguindo a mesma inspiração, na contramão de muitas outras fabricantes chinesas, a GWM oferece um portfólio diversificado de propulsão com modelos 100% elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio, mas, também, veículos a combustão interna, assim como a Toyota. No caso da Poer vendida no Brasil não há eletrificação: a picape utiliza só motor turbodiesel e transmissão produzidos pela própria GWM na China. O PODER DA POER Seja utilizada para o trabalho pesado no campo ou no transporte de cargas das mais variadas características, o conforto será marca registrada da Poer P30, nas duas versões, Trail e Exclusive. Segundo Guilherme Teles, diretor de planejamento de produto, esta característica primordial no mercado chinês passou por muitos ajustes para a versão brasileira. Um bom exemplo é a mecânica dos impactos dos pneus no pavimento. A suspensão dianteira é independente com braços duplos e barra estabilizadora enquanto a traseira tem eixo rígido, molas semielípticas e amortecedores dispostos em ângulos opostos. Foram três rodadas de calibração feitas na China até a engenharia brasileira validar o ajuste com as características que se adequam ao padrão do País, procedimento que também envolveu a progressividade nos movimentos do volante por meio do sistema elétrico de direção, de acordo com Teles: “A suspensão foi adaptada às condições de rodagem do Brasil para garantir estabilidade e absorção eficiente de impactos, suportar carga pesada e as diferentes exigências de piso sem abrir mão do conforto, que é uma característica muito forte da Poer”. Como resultado da calibração na prática, durante test-drive realizado em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, a suspensão mais firme garantiu uma picape com pouca inclinação nas curvas – algo notado quando dirigi na China a Poer vendida lá. Vibração e nível de ruídos são quase imperceptíveis na cabine. Na carroceria, dez pontos estratégicos estão cobertos Poer P30 e as concorrentes POER P30 TRAIL R$ 240 MIL POER P30 EXCLUSIVE R$ 260 MIL FIAT TITANO VOLCANO R$ 264 MIL FORD RANGER XLS R$ 282 MIL FIAT TITANO RANCH R$ 286 MIL MITSUBISHI TRITON HPE R$ 290 MIL CHEVROLET S10 WT R$ 296,5 MIL TOYOTA HILUX SR R$ 306 MIL

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