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AutoData | Setembro 2025 59 senvolvimento de P&D local, promovendo a transformação e atualização da estrutura industrial, contribuindo com mais lucros e impostos para o governo brasileiro”. Quase seis meses depois, em janeiro de 2022, a Great Wall Motor tomou posse oficial da fábrica e revelou seu ciclo de investimento de mais de R$ 10 bilhões no Brasil até 2032, com os primeiros R$ 4,4 bilhões aplicados para a produção em Iracemápolis. A equipe estava em formação e as primeiras informações davam conta de que seria uma fábrica exclusiva para modelos eletrificados e que a capacidade nominal seria ampliada para 100 mil unidades, ante as 20 mil da operação Mercedes-Benz. A realidade dá conta de que muitas reviravoltas ocorreram desde aquele momento até o início da produção de três modelos, em 2025, dois deles equipados só com motor a diesel, sem eletrificação. Para arredondar o projeto industrial que demorou quase três anos para iniciar atividades a GWM buscou um dos profissionais brasileiros mais experientes no desenvolvimento de linhas produtivas: Márcio Alfonso, que participou da equipe que levantou a moderna e inédita fábrica da Ford no Nordeste brasileiro, liderou a produção global do Ecosport a partir da unidade de Camaçari, BA, e depois criou padrões internacionais multiplataforma e multimarcas para a Caoa-Chery em Anápolis, GO. MUDANÇAS DESAFIADORAS Antes da chegada de Alfonso, no entanto, a GWM definiu que seu primeiro veículo nacional seria uma picape híbrida e flex. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, em visita à fábrica – quando ali só havia um galpão deserto com pouquíssimos equipamentos –, em abril de 2023 anunciou que a produção teria início em 1º de maio do ano seguinte. Nada disso ocorreu e as razões são as mais diversas, a começar pela indefinição do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, e seus incentivos para pesquisa e desenvolvimento, além do sucesso da linha Haval H6 que, de fato, acabaria por ser definido como o primeiro GWM nacional. “Quando cheguei encontrei uma fábrica com uma infraestrutura muito básica”, lembra Alfonso. “Havia pouca coisa, alguns equipamentos que poderíamos adotar em nossas linhas, salvo o sistema de pintura.” O desafio foi ainda maior para o engenheiro que liderou toda a transformação da fábrica de Iracemápolis porque, em agosto de 2023, quando assumiu a missão como diretor de engenharia, pesquisa, Fábrica da GWM em Iracemápolis é oficialmente inaugurada com a presença do presidente Lula: produção ainda em fase de testes. Divulgação/GWM

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