67 AutoData | Setembro 2025 NACIONALIZAÇÃO PROGRESSIVA Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, informou que o projeto integra o ciclo de R$ 7 bilhões de investimento da GM no Brasil, anunciado no ano passado para o período 2024-2028. Segundo ele existe o compromisso de elevar gradualmente o índice de nacionalização dos carros que pretende montar em Horizonte: “Será o primeiro passo para industrializarmos o veículo elétrico no Brasil. Contratamos a Comexport, que está criando o primeiro polo de produção de veículos de novas tecnologias do País”. Vice-presidente da GM América do Sul responsável pelas áreas de comunicação, ESG e relações governamentais, Fábio Rua afirmou que será feita gradualmente a localização de alguns componentes: “Já estão abertas conversas com fornecedores”, disse à reportagem da Agência AutoData pouco após o anúncio, feito pelo presidente Santiago Chamorro. Mas o executivo ressaltou que toda a negociação está sendo feita pela Comexport. Segundo Rua a GM contratou a empresa para gerenciar toda a operação: “Eles importarão os kits e farão a montagem em Horizonte, com a nossa supervisão e garantia de qualidade. Nós pagaremos a eles por cada unidade montada”. Sem entrar em pormenores ele adiantou que alguns componentes já devem ser nacionalizados rapidamente. Segundo Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, as máquinas para montar o Spark já estão sendo instaladas em Horizonte. É possível que o SUV seja o primeiro carro 100% elétrico montado no Brasil, pois a fábrica da BYD em Camaçari ainda não entrou em operação para montar, também com kits SKD, o Dolphin Mini. CEARÁ ABASTECERÁ O MERCADO A projeção é que a operação de montagem do Spark seja iniciada em novembro com cadência de cem unidades por semana, que é a projeção da GM de vendas para o modelo no Brasil. Mas, se a demanda for maior, a China consegue ampliar sua produção para abastecer o mercado, afirma Rua. Mais à frente, segundo Rua, é possível que outros modelos sejam nacionalizados nos mesmos moldes. O portal Auto Ranking informou que existe a previsão de que dois outros Chevrolet chineses venham a ser montados em Horizonte em 2026. Um deles é o SUV Captiva EV, que assim como o Spark já começou a ser importado da China e será vendido no mercado brasileiro até o fim deste ano. Com o início da operação de montagem do Spark pela Comexport, em Horizonte, a tendência é que o SUV deixe de ser trazido completamente montado da China. A intenção da GM, segundo Fábio Rua, é substituir todo o volume à venda no Brasil pelos veículos montados no Ceará a partir dos kits SKD importados da GM/SAIC. Spark e Captiva EV foram desenvolvidos e são produzidos na China pela GM com sua sócia chinesa SAIC – e lá são vendidos com outras marcas e nomes, respectivamente Baojun Yep e Wuling Starlight S. A GM já exporta os modelos da joint venture para vários mercados, como o México, apenas colocando a gravata Chevrolet na grade dianteira. CHINÊS COM GRAVATA CONHECIDA Os novos modelos da GM no Brasil reforçam o domínio dos fabricantes chineses sobre o mercado brasileiro de veículos 100% elétricos. Dos cerca de 45 mil vendidos de
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