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92 Setembro 2025 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS A Marcopolo anunciou que voltará a comercializar ônibus no mercado europeu, no qual operou de 1990 a 2009, quando fechou sua fábrica em Coimbra, Portugal. Desta vez as carrocerias serão exportadas do Brasil para serem montadas sobre chassis fabri‑ cados na Europa. Segundo a encarroçadora mudanças no setor voltaram a criar um cenário favorável para os negócios da empresa no Velho Continente. O retorno se dará com o modelo rodoviário Paradiso G8 1200, que será apresentado em Bruxelas, Bélgica, na feira Busworld Europa, de 4 a 9 de outubro. Com 13m50 de comprimento o ônibus exposto na feira acomoda 55 passageiros. Marcopolo retoma negócios na Europa Exportações da Volkswagen crescem 50% Jeep Commander brasileiro é vendido a países árabes De janeiro a agosto a Volkswagen exportou 83,7 mil veículos produzidos em suas fábricas brasileiras, um acréscimo de 50% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado foi impulsionado pela demanda de julho, quando 16 mil veículos da marca foram envia‑ dos a outros países, o melhor desempenho mensal desde abril de 2018. De acordo com a Volkswagen suas exportações cresceram em todos os principais destinos, com destaque para a Argentina, para onde os embarques praticamente dobraram: foram 41,3 mil unidades em oito meses. O México comprou 6% mais no acumulado do ano, com 20,4 mil unidades. A Colômbia registrou incremento de 76%, para 8,1 mil unidades. E para o Chile a expansão foi de 82%, com 5,2 mil unidades. Os modelos mais exportados foram o Polo, 27,4 mil unidades em alta de 36%, seguido pelo T‑Cross, 13,9 mil unidades e avanço de 80%, e pelo Nivus, 12,7 mil unidades e aumento de 26%. Já foram iniciadas exportações do Tera com 11,1 mil embarcados para Argentina, Aruba, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Uruguai. Até o fim de 2025 cerca de quinhentos Jeep Commander, pro‑ duzidos na fábrica da Stellantis em Goiana, PE, serão embarcados a países árabes: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar, Kuwait e Bahrein. A expansão dos destinos de exporta‑ ção do SUV representa um passo estratégico na consolidação internacional do modelo que foi o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil e é atualmente o mais sofisticado veículo em produção no País. Desde o lançamento, em 2021, o Commander já soma quase 8 mil unidades exportadas para catorze países da Améri‑ ca Latina, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Redação AutoData Divulgação/VW Divulgação/Stellantis Divulgação/Marcopolo

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