95 AutoData | Setembro 2025 A Teld, fabricante chinesa de eletropostos, anunciou investimento de R$ 400 milhões no Brasil até o fim de 2027 para desenvolver sua rede de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in e nacionalizar a produção de parte dos equipamentos. Parcela do valor já foi aplicada na inauguração de quatro pontos em São Paulo, todos na Zona Sul da cidade, que oferecem de quatro a seis vagas. Nos locais a empresa também oferece área de conveniência para os clientes, com espaço para descanso, que pode ser usado para trabalhar, e comércio de itens como refrigerante e água. Cada tomada têm potência de 40 kW. Até o fim do ano a empresa pretende instalar mais dezesseis hubs no País e até o fim de 2026 a meta é chegar a cem, avançando para outras regiões. Para 2027 o objetivo é alcançar duzentos carregadores insalados. A Porsche anunciou investimento de R$ 70 milhões para instalar 66 eletropostos ultrarrápidos, de 150 kW, em pontos estratégicos de rodovias em todo o Brasil, até 2028. Cada eletroposto terá dois conectores: um será dedicado apenas a modelos Porsche e o outro poderá ser usado por elétricos e híbridos plug-in de outras marcas. Para utilizar será necessário baixar um aplicativo, que pode organizar uma fila virtual caso os dois conectores estejam sendo usados. O primeiro ponto do projeto já está disponível, instalado no km 57 da Rodovia Castelo Branco, no restaurante Quinta do Marquês. Com o investimento a Porsche chegará a 104 carregadores ultrarrápidos instalados no Brasil, além de outros 23 em suas concessionárias, e será a empresa do setor com mais unidades deste tipo. Teld investe R$ 400 milhões para instalar rede de recarga no País Porsche investe R$ 70 milhões em eletropostos nas rodovias brasileiras Brasil terá 1 milhão de carros eletrificados em 2026 Horse apresenta gerador ultracompacto para carros elétricos Depois de somar 503,7 mil veículos elétricos e hí‑ bridos na frota circulante, em julho passado, o Bra‑ sil caminha para alcançar o marco de 1 milhão de eletrificados em circulação. A projeção é de Murilo Briganti, COO da Bright Consulting, que estima uma frota de 600 mil a 650 mil unidades até dezembro próximo. A projeção considera todos os tipos de eletrificação, desde os híbridos leves MHEV, que devem se popularizar mais no País, passando pelos híbridos autorrecarregáveis HEV e plug-in PHEV, até os 100% elétricos BEV. A tecnologia MHEV avançará para modelos de maior volume de vendas, o que impulsionará o crescimento dos eletrificados até o fim do ano que vem. A Horse Powertrain, braço de tecnologias de pro‑ pulsão a combustão e híbridas do Grupo Renault em sociedade com a Geely e Aramco, apresentou no Salão de Munique, na Alemanha, um extensor de autonomia para carros elétricos ultracompacto, de uma maleta. O C15 é composto por um pequeno motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, aspirado de 70kW ou de 120kW na versão turbo, acoplado a um gerador e inversor, que fornece energia à bateria e assim estende a distância que um veículo com tra‑ ção 100% elétrica pode percorrer antes de precisar parar para recarregar. O sistema pode ser instalado em plataformas elétricas já existentes com pouca ou nenhuma modificação, segundo a Horse. Divulgação/Porsche Divulgação/Teld
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