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10 FROM THE TOP » UALLACE MOREIRA LIMA, MDIC Outubro 2025 | AutoData Mover a neoindustrialização Fundamental. Este é, sinteticamente, o papel da indústria automotiva no processo de neoindustrialização do País, da retomada de estímulos ao setor industrial como motor do crescimento econômico e do avanço tecnológico. Esta visão desenvolvimentista voltou a dominar as ações do governo em anos recentes e os formuladores das políticas que sustentam o plano NIB, Nova Indústria Brasil, estão abrigados no MDIC, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Um dos desenvolvimentistas incumbidos de liderar a costura das políticas de reindustrialização é Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério, que com sua equipe esteve à frente das discussões e negociações para a elaboração e regulamentação do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, que direciona incentivos e metas para o desenvolvimento da indústria automotiva no País. “É uma das políticas mais exitosas e uma das vitrines do NIB, que já estimulou anúncios de R$ 180 bilhões em investimentos do setor automotivo no País”, exalta o secretário. Com longa carreira dedicada ao estudo do desenvolvimento econômico Lima hoje está na linha de frente da construção de políticas públicas para o setor industrial e é um dos principais articuladores das regulamentações do Mover. Nesta entrevista o secretário fala da evolução do programa e das perspectivas da indústria automotiva no País. Qual sua avaliação sobre a evolução do Mover nos quase dois anos de vigência do programa? O Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, é uma das prioridades para o desenvolvimento tecnológico do País. Hoje é uma das políticas mais exitosas do governo, uma das vitrines do [plano] Nova Indústria Brasil. Orçado em R$ 19,3 bilhões de créditos tributários [para financiar projetos da indústria] de 2024 a 2028, é um programa que já estimulou o anúncio de R$ 180 bilhões em investimentos. Temos atualmente 248 empresas com projetos habilitados, especialmente vinculados à exploração de todas as rotas tecnológicas no processo de descarbonização do setor automotivo. As normas do chamado IPI Verde foram publicadas mais de um ano depois da aprovação do Mover pelo Congresso. Por que houve a demora? Entrevista a André Barros e Pedro Kutney Clique aqui para assistir à versão em videocast desta entrevista

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