106 Outubro 2025 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Nascido MBCB, Acordo de Cooperação para Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil, coalizão de fabricantes de veículos, fornecedores, empresas de bioenergia, entidades de tecnologia e engenharia e sindicatos, a iniciativa agora é o Instituto MBCBrasil. Com o objetivo de acelerar a descarbonização da mobilidade com soluções técnicas e atuação estratégica a entidade foi oficialmente lançada em outubro para estruturar sua atuação em três eixos: descarbonização viável, tecnologias da bioeletricidade e transição energética justa, por meio de interlocução técnica e política com entidades e participantes do setor da mobilidade. O caminhão elétrico Mercedes- -Benz eActros 400 rodou 476 quilômetros, na rota saindo de São Bernardo do Campo, SP, até São José dos Pinhais, PR, sem precisar de precisar parar para fazer recargas intermediárias, chegando ao destino ainda com 9% de carga nas baterias, superando assim o recorde anterior, quando o veículo rodou 442 quilômetros, indo do ABC Paulista até o Rio de Janeiro, RJ. A velocidade média do percurso até o Paraná foi de 60 km/h, com 19,2 toneladas de PBT e 6,2 toneladas de carga. Estão em testes no Brasil caminhões elétricos eActros 400 e 300 e o modelo leve Fuso eCanter, em rotas da Braspress, Suzano, AGL, Marimex e Ypê. A Mercedes-Benz também utiliza dois eActros 400 na logística interna da fábrica em São Bernardo. MBCB agora é Instituto MBCBrasil Mercedes-Benz eActros 400 supera recorde no Brasil São Paulo terá 1,2 mil ônibus elétricos este ano VWCO e Ecorodovias testam caminhões com 100% de biodiesel A cidade de São Paulo deverá ter 1,2 mil ônibus elétricos em circulação até o fim de dezembro, segundo afirmou o prefeito Ricardo Nunes no fim de setembro. Dias antes operadores da frota de transporte público da cidade incorporaram mais 120 modelos com carroceria Caio montada sobre chassis Mercedes-Benz e Eletra. Assim já estão em uso 961 veículos elétricos, 760 a bateria e 201 trólebus. De acordo com o prefeito o investimento maior se paga no longo prazo, pois o custo operacional anual de um ônibus elétrico é de R$ 5 mil, contra R$ 25 mil de um diesel. Cada unidade 100% elétrica em circulação deixa de consumir 35 mil litros de diesel por ano. A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Ecorodovias vão testar o rendimento e a confiabilidade do B100 em quatro caminhões abastecidos com 100% de biodiesel produzido de óleo vegetal de soja. Os veículos vão atuar no atendimento rodoviário da concessionária Ecovias Noroeste, Interior de São Paulo. A frota em testes é formada por um Meteor 29.530 e dois Delivery 11.180 que operam como guincho e mais um Constellation 17.190 usado como caminhão- -pipa. O abastecimento será feito em uma base de atendimento ao usuário em Araraquara, SP, e o B100 é produzido e fornecido pela Brejeiro. Redação AutoData Divulgação/VWCO Divulgação/Prefeitura de São Paulo
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