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107 AutoData | Outubro 2025 Como parte da celebração de seus 50 anos no Brasil e da inauguração da fábrica de Betim, MG, a Fiat prepara um novo plano de produto para o mercado nacional que prevê o lançamento de cinco veículos completamente novos, um por ano, até 2030. Não foram fornecidas informações sobre os modelos, mas o plano não deve fugir muito da família de conceitos divulgada em 2024, com base no novo Grande Panda, que deverá ser o primeiro dos cinco, não necessariamente com este nome. Fabricado sobre a plataforma Smart Car, a mesma do Citroën C3, o carro sucederá os atuais Mobi e Argo. Os outros conceitos são uma picape, dois SUVs e um fastback. Os lançamentos integram o plano de investimento de R$ 32 bilhões da Stellantis na América do Sul, que inclui quarenta novos produtos e reestilizações para todas as marcas até 2030. No começo de outubro a Renault iniciou a produção em série do Boreal no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR. O SUV médio será lançado no Brasil em novembro e avançará para outros mercados em 2026, com previsão de ser exportado para dezessete países da América Latina. Para desenvolver e produzir o Boreal no País a Renault investiu R$ 2 bilhões, que fazem parte do aporte de R$ 5,1 bilhões anunciado para o período de 2021-2025. O SUV é equipado com motor TCe 1.3 turbo e câmbio automático de EDC de dupla embreagem úmida com seis marchas. Fiat lançará cinco novos carros no Brasil até 2030 Renault inicia produção do Boreal no Paraná Stellantis já produz Ram Dakota na Argentina Stellantis confirma Jeep Avenger em Porto Real A Stellantis começou a produzir a picape média Ram Dakota no Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, na Argentina. Para fabricar o modelo, que compartilha a mesma linha com a Fiat Titano, foram investidos R$ 2 bilhões e contratados mais 1,8 mil empregados. Na unidade argentina, que também monta o sedã Fiat Cronos, será produzido, a partir de 2027 o motor Multijet turbodiesel 2.2 de 200 cv que equipa as duas picapes. A Dakota foi desenvolvida para atender o mercado argentino e, principalmente, para exportação. O Brasil será um dos destinos de maior demanda a partir do primeiro trimestre de 2026. Para surpresa de ninguém, no fim de setembro, a Stellantis confirmou que o SUV compacto Jeep Avenger será produzido em Porto Real, RJ, ao lado de três modelos Citroën já fabricados na unidade sobre a mesma plataforma CMP, agora chamada de Smart Car. A produção integra investimento de R$ 3 bilhões na unidade sul-fluminense, parte do plano de R$ 30 bilhões do grupo para o Brasil até 2030. O quarto Jeep nacional será o primeiro fabricado fora de Pernambuco. Divulgação/Stellantis Divulgação/Renault Divulgação/Stellantis

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