13 AutoData | Outubro 2025 emprega mais de 1,2 milhão de pessoas direta ou indiretamente. E temos capacidades internas de construir, com setor de autopeças e montadoras, bem como um ecossistema de inovação com centros de pesquisa e mão-de-obra qualificada. Então, quando se pensa no processo de neoindustrialização, na retomada do protagonismo da indústria no crescimento econômico, a indústria automotiva é fundamental, porque puxa uma longa cadeia produtiva de pneus, borracha, aço, vidro, plástico... A indústria automotiva tem mais de 100 anos no Brasil e já produziu mais de 100 milhões de veículos, mas sempre dependeu de incentivos. Por que este setor precisa de tantos estímulos? Não só este mas qualquer setor produtivo depende de políticas públicas. É quimera achar que a indústria no mundo não precisa de subsídio. O Fundo Monetário Internacional publicou um estudo mostrando que 73% das medidas de incentivo, de subsídio e de conteúdo local estão concentrados nos Estados Unidos, na Europa e na China. Portan- “ Qualquer setor produtivo precisa de políticas públicas. É quimera achar que a indústria no mundo não precisa de subsídio. O Fundo Monetário Internacional publicou um estudo recente mostrando que 73% das medidas de incentivo, de subsídio e de conteúdo local estão concentrados nos Estados Unidos, na Europa e na China. O mundo inteiro adota essas políticas e o Brasil não pode abdicar disso.” de descarbonização e favorece o uso de biocombustíveis. Mas por que esta medição ainda não está fixada na etiquetagem veicular do Inmetro? O Inmetro está amadurecendo estudos técnicos para fazer a publicação mais concreta e cuidadosa, com a possibilidade de fazer estudo comparativo [de fontes energéticas]. Estamos dialogando com eles, apresentamos os critérios do Mover. O Brasil tem tecnologia com biocombustíveis que já descarboniza quando se considera [emissões] do poço à roda. Esta inovação traz disrupção que demanda um processo de maturação do conhecimento, de análise, de revisão, para que possamos chegar à métrica perfeita. Qual o papel e a importância da indústria automotiva na neoindustrialização do Brasil? O Brasil tem hoje o oitavo maior parque produtivo de veículos do mundo. É um setor estratégico para a indústria brasileira e para o projeto de reindustrialização Nova Indústria Brasil, porque representa 20% da indústria de transformação e
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=