16 FROM THE TOP » UALLACE MOREIRA LIMA, MDIC Outubro 2025 | AutoData que distorcem o comércio internacional. Então veja que a competitividade não se dá apenas com base no nível de produtividade de um país: há outros elementos e é importante que o Brasil fique atento a esse processo. Há, ainda, um outro ponto a se considerar, que é fortalecer a inovação. O investimento em P&D como proporção do PIB no Brasil é 1,1%. Nos países da OCDE é de 2,4 %, em média. Nos Estados Unidos é de 2,8%. Nos países asiáticos a média chega a 3,5%, a Coreia investe 4,1% do PIB. Quando se fortalece o ecossistema de inovação o país eleva sua produtividade e a liderança tecnológica, não sendo apenas um seguidor. É importante que a gente também faça transformações radicais para ter tecnologias capazes de influenciar o mundo. O mercado nacional de veículos começou a andar de lado principalmente por causa da alta dos juros. O MDIC teme que essa situação comprometa os investimentos da indústria? Nos preocupamos muito com isto porque este é um setor de bens de consumo duráveis, que depende fundamentalmente de crédito. O ponto é que a política de juros do Brasil é irracional, está prejudicando a atividade produtiva, ao mesmo tempo em que temos deflação [em agosto]. Se a inflação está caindo e a Selic é mantida em 15% o juro real está aumentando. Com isto, hoje, é mais rentável comprar ativos financeiros do que fazer investimento produtivo. Esta crítica precisa ser feita, [porque a política de juro] torna inviáveis os investimentos do setor, condena a indústria, o emprego produtivo de alta renda e o crescimen- “ O Mover é uma das políticas mais exitosas do governo, uma das vitrines do [plano] Nova Indústria Brasil. O programa já estimulou o anúncio de R$ 180 bilhões em investimentos. Temos atualmente 248 projetos habilitados, especialmente vinculados à exploração de todas as rotas tecnológicas no processo de descarbonização.” to econômico. Pensando neste cenário o governo lançou recentemente uma linha de crédito de R$ 12 bilhões, com taxa de 9,75% ao ano, para o setor de máquinas equipamentos. Recentemente também lançamos o Programa Carro Sustentável, reduzimos o IPI a zero de carros Chevrolet, da General Motors, da Hyundai, da Volkswagen, da Stellantis [Fiat] e da Renault. É também uma forma de estimular o mercado. Nós continuamos estudando outros instrumentos para estimular o mercado e minimizar o impacto da taxa de juros. O governo adota a política de equilíbrio fiscal mas só que os juros não dependem só disto. Nesse sentido manter o juro elevado é uma irracionalidade sem tamanho porque aumenta o gasto público: 1 ponto porcentual de Selic equivale a R$ 55
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