52 Outubro 2025 | AutoData PERSPECTIVAS 2026 » MOTOCICLETAS de motos/ano já em 2026, quando a fábrica completa 50 anos (leia reportagem nesta edição). A indiana Bajaj que monta em Manaus modelos de 150 cm3 de cilindrada a 400 cm3 de cilindrada, também anunciou a ampliação de sua capacidade, de 20 mil para 48 mil motos/ano, a partir de investimento de US$ 10 milhões. A empresa passa a soldar e pintar os chassis no País. O novo aporte se soma aos US$ 12 milhões que a Bajaj utilizou para inaugurar a fábrica, em 2024, dois anos depois de iniciar operação comercial no Brasil. “A Bajaj se preparou para esse novo ciclo com a expansão da rede e a introdução de novos modelos, o que naturalmente aumenta a demanda”, afirma o diretor da empresa no País, Waldyr Ferreira. A veterana Kawasaki, com motos de 112 cm3 a 1,1 mil cm3, e operação própria em Manaus desde 2008, também está ampliando a produção, diz a diretora comercial e de marketing Sônia Harue: “Iniciamos uma nova etapa sustentada pela expansão da rede e pelo aumento da capacidade produtiva. Em 2024 fabricamos 11 mil unidades e, para 2025, a expectativa é ampliar este volume em cerca de 50%, com crescimento adicional de 35% em 2026”. A Royal Enfield, com modelos de 350 cm3 de cilindrada a 650 cm3 de cilindrada, também está atenta ao movimento crescente de vendas no País. A empresa chegou ao Brasil em 2017 e passou a produzir em Manaus em 2022. A montagem ocorre em duas unidades, uma em parceria com a Dafra e a outra com o Grupo Multi [antiga Multilaser]. “Temos capacidade para cerca de 50 mil unidades por ano”, afirma o diretor executivo na América Latina, Gabriel Patini. Segundo ele já existe plano aprovado para uma construir uma instalação própria em adição às outras duas. MAIS FABRICANTES O mercado em alta atraiu também novos fabricantes, como a Moto Morini, que utiliza a estrutura da DBS indústria, em Manaus, para montar três modelos de 650 cm3 de cilindrada. A pretensão de mercado ainda é pequena, cerca de 2 mil unidades por ano. O plano de formação da rede prevê sete concessionárias para 2025 e catorze até 2027. Além da Morini a chinesa CFMoto, que já montava quadriciclos em Manaus, espera a chegada dos primeiros conjuntos de motocicletas em sua fábrica até o fim de 2025. Para a produção de 2026 há dois modelos confirmados, ambos de 450 cm3 de cilindrada. As instalações são próprias e foram inauguradas em 2019. O volume inicial pode chegar a 5 mil unidades. Com o lançamento das motos a empresa prevê a abertura simultânea de sete concessionárias no primeiro semestre de 2026. Segundo dados da Abraciclo a Zona Franca de Manaus reunia, até o ano passado, 26 fabricantes de motocicletas, 163 de motopeças e o setor faturou R$ 36,5 bilhões em 2024, valor 18,4% superior à de 2023. De acordo com a Suframa, Superintendência da Zona Franca de Manaus, o setor de duas rodas emprega 12,9 mil trabalhadores. 2026 (% vs. 2025) 2025 (% vs. 2024) Projeções motos Vendas (milhões) Produção (milhões) Exportação (mil) 2,16 (+15%) 1 2,27 a 2,33 (+5% a 8%) 3 35 (+13%) 2 40 (+14,3%) 4 1,95 (+11,5%) 2 2,0 a 2,1 (+5,3% a 10,5%) 3 Fonte: 1 Fenabrave/ 2 Abraciclo/ 3 Francisco Trivellato / 4 AutoData
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