56 Outubro 2025 | AutoData PERSPECTIVAS 2026 » VEÍCULOS LEVES CARRO SUSTENTÁVEL LIMITADO O Programa Carro Sustentável, lançado pelo governo em julho com a isenção de IPI para as versões mais baratas de hatches e sedãs pequenos, gerou reduções de preços mas os efeitos foram pontuais, não houve a esperada forte expansão das vendas. Pagliarini aponta que o programa impulsionou apenas seis modelos: os dois Fiat Mobi e Argo, Hyundai HB20, Volkswagen Polo Track, Chevrolet Onix e Renault Kwid. Eles representam parcela do mercado insuficiente para realmente fazer diferença no volume total de vendas. “Eles significaram 13% das vendas em julho, passaram a 19% em agosto e a 16,5% em setembro. Ou seja: houve incremento em agosto e setembro, porém não é uma expansão do mercado, é uma redistribuição”, ressalva. Consumidores trocaram usados pelos novos mais baratos de entrada, mas não há migração de um segmento para outro, segundo a análise da Bright. A análise da S&P Global é similar: “Facilitou para quem já estava para comprar um veículo. Não é que aumentou a demanda por causa do programa. Não entraram novos compradores no mercado”, avalia Trujillo. Cerca de 50% a 55% das vendas beneficiadas pela isenção de IPI vão para locadoras, com penetração limitada no varejo. OBSTÁCULOS O crédito continua sendo um obstáculo significativo para o setor: “A taxa de juros está muito alta. Mesmo com o preço baixando o crédito ainda continua um pouco restrito. Os bancos estão emprestando para um público mais selecionado”, pondera Trujillo. Os financiamentos concentram-se em veículos acima de R$ 150 mil, deixando o segmento de entrada desassistido. Para Pagliarini, da Bright, o problema vai além dos juros: “O índice baixo de confiança do consumidor é o mais importante de todos os itens, até porque a taxa de juros está alta faz muito tempo”. As instabilidades políticas e ideológicas fazem o consumidor adiar a compra. E os preços continuam nas alturas: o valor médio de um carro no Brasil aumentou 20% de 2022 a 2025, já descontada a inflação. O tíquete médio atual dos veículos de passeio está acima de R$ 152 mil, segundo levantamento da K.Lume. DESAFIOS PARA 2026 As projeções para 2026 divergem bastante nas consultorias. A S&P Global Mobility prevê expansão sustentável, mas modesta, projeta Trujillo: “Estimamos crescimento de 3,7% nas vendas, em torno de 2 milhões 675 mil”. A produção deve acompanhar este ritmo, com expansão de 3,8%, chegando a 2 milhões Arquivo Pessoal “ O índice baixo de confiança do consumidor é o mais importante de todos os fatores.” Cássio Pagliarini, Bright Consulting
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