64 Outubro 2025 | AutoData Mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador, com crescimento moderado, inflação e alta taxa de juros, seguimos confiantes no papel da indústria automotiva no desenvolvimento do Brasil. Em 2026 o setor continuará sendo protagonista da modernização produtiva e da transição energética nacional. Neste cenário o Programa Mover representa um marco fundamental para o futuro da mobilidade. A previsibilidade que proporciona cria condições favoráveis à inovação e ao planejamento de longo prazo. Foi neste contexto que a Stellantis anunciou o maior ciclo de investimentos da história do setor na América do Sul, de R$ 32 bilhões até 2030. Esta decisão reafirma nossa confiança no País. Ainda assim teremos um ano desafiador. As projeções econômicas apontam para crescimento de 1,5% do PIB em 2026, com possível redução dos juros. Fatores como câmbio e custos logísticos continuarão exigindo foco em eficiência e inovação. O mercado deve registrar recuperação gradual, com programas de renovação de frota, estímulos à produção de veículos mais limpos e expansão da eletrificação. A expectativa é de aumento de 5% a 8% nas vendas internas. Em paralelo, com uma matriz energética privilegiada, o Brasil tem a oportunidade de liderar a descarbonização com um modelo próprio. A Stellantis aposta na estratégia que combina motores flexfuel, sistemas híbridos e veículos 100% elétriPor Emanuele Cappellano Stellantis 2026: liderança e inovação. cos. A tecnologia Bio-Hybrid, que integra o motor elétrico à propulsão com etanol, amplia o acesso à eletrificação e valoriza o biocombustível nacional. Seguiremos expandindo nosso portfólio híbrido flex e elétrico com foco em eficiência energética e acessibilidade. Também avançaremos na localização da cadeia produtiva, com destaque para o Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, onde o número de fornecedores deve crescer de 38 para 50, com meta de alcançar 100 nos próximos anos. Este movimento é sustentado por parcerias com universidades, centros de pesquisa e instituições públicas, além de acordos estratégicos para o desenvolvimento de baterias e componentes eletrônicos. A Stellantis também é pioneira na economia circular. Em 2025 inauguramos em Osasco, SP, o primeiro Centro de Desmontagem de Veículos da América do Sul, com capacidade para desmontar 8 mil unidades por ano e gerar 150 empregos até 2027. A iniciativa reforça nossa Estratégia 4R, baseada em reciclagem, remanufatura, reuso e reparo, ampliando a vida útil dos produtos e reduzindo o impacto ambiental em toda a cadeia. Acreditamos no Brasil e na América do Sul como polos estratégicos de inovação, sustentabilidade e competitividade global. Com políticas públicas estáveis, cooperação entre governo, indústria e academia e investimentos consistentes em tecnologia, o setor automotivo seguirá evoluindo de forma sustentável. PERSPECTIVAS 2026 » VEÍCULOS LEVES – OPINIÃO/STELLANTIS Divulgação/Iveco Emanuele Cappellano é COO da Stellantis na Europa ampliada, das marcas europeias e responsável pela Stellantis Pro One. De 2024 até o início de outubro era presidente do grupo na América do Sul.
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