426-2025-10

67 AutoData | Outubro 2025 sobre 2024, segundo projeta a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que no início do ano estimava o emplacamento de 127,6 mil unidades. Na mesma direção a Anfavea, Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores, reduziu para 114,5 mil sua projeção de caminhões vendidos este ano, em retração de 8,3% na comparação com 2024. Segundo Igor Calvet, presidente da Anfavea, a fragilidade do mercado é consequência direta do custo elevado do financiamento: “O setor funciona com crédito. Hoje parte das operações está no CDC e parte no Finame. Se o juro é caro a base balança”. Além das altas taxas nas linhas do BNDES Finame, o IOF, imposto sobre operações financeiras, encarece em cerca de 10% a aquisição de veículos, tornando a compra de caminhões ainda mais restritiva — especialmente para autônomos e pequenos transportadores, que dependem de crédito subsidiado para manter a operação. EXPORTAÇÃO SEGURA PRODUÇÃO Embora o mercado interno siga fraco as exportações têm funcionado como contrapeso, ainda que em escala limtada. No acumulado de 2025 foram exportados 21,6 mil caminhões, crescimento expressivo de 89% com relação aos 11,7 mil do ano anterior. O salto foi puxado pela Argentina, que responde por 45% das exportações brasileiras de caminhões, segundo a Anfavea. 2026 (% vs. 2025) 2025 (% vs. 2024) Projeções caminhões Em mil unidades Vendas Produção Exportação 110,4 (-11,6%) 115 (+4,2%) 28 (+56,4%) 22 (-21,4%) 126 (-10,8%) 130 (+3,2%) Fonte: Boschi Inteligência de Mercado-BIM3 Arquivo Pessoal “ Depois do movimento de descida no primeiro semestre o setor de caminhões começa a se reorganizar. A recuperação será lenta, mas consistente.” Gregori Boschi, BIM3 O desempenho externo ajudou a amortecer o impacto na produção, que caiu 3,9% de janeiro a setembro, somando 98,6 mil caminhões. Ainda assim o setor perdeu fôlego no emprego: enquanto a indústria automotiva como um todo abriu mais de 5 mil vagas nos últimos doze meses até setembro, o segmento de caminhões eliminou 445 postos de maio a setembro.

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