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73 AutoData | Outubro 2025 “Tivemos um sinal de alerta ao vermos queda de 27% dos emplacamentos em agosto, a primeira do ano. Os efeitos da Selic a 15% ao ano, que leva os juros na ponta a taxas de 18% a 20% ao ano, começam a afetar o interesse do operador. O custo é extremamente alto para motivá-lo a renovar a frota”. No início de outubro a Anfavea divulgou, em seu balanço, a produção de 24 mil unidades no acumulado de nove meses deste ano, volume 13,4% acima do registrado no mesmo período de 2024, e a venda de 17,7 mil chassis no mercado doméstico, avanço de 12,2%. Os emplacamentos de setembro, 1,9 mil unidades, superaram em 13,6% os de agosto, mas ficaram 2,5% abaixo dos registrados no mesmo mês do ano passado. Apesar do Refrota, programa do Ministério das Cidades que “tem funcionado bem”, avaliou Barbosa, “ele não salva o setor de ônibus: ajuda, mas não resolve”, até porque nem todas as empresas têm acesso e o financiamento subsidiado é exclusivo para a renovação de frotas urbanas, portanto não apoia vendas dos segmentos de fretamento e rodoviário. Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo, também espera por cenário de retração no horizonte: “Existe, nitidamente, estoque formado nas montadoras e não há desova no mesmo ritmo. É difícil vir de anos bons e lidar com pressão inflacionária que não é contida pelos juros altos, aumento dos preços dos combustíveis, aumento do ICMS do diesel e gasolina, além da elevação do tíquete médio da carroceria. Isto deteriora a margem de ganhos”. O executivo pontuou que as dificuldades econômicas tendem a deflagrar demissões nas empresas, o que diminuirá a demanda por ônibus fretados para transporte de trabalhadores até as fábricas. Na Volvo, ele disse, o modelo industrial modular permite ajustes na produção conforme a demanda, além de busca por mercados externos para compensar a possível estagnação do mercado interno. 2026 (% vs. 2025) 2 2025 (% vs. 2024) 1 Projeções chassis de ônibus Em mil unidades Vendas Produção Exportação 25,3 (+12,8%) 21 a 22 (-17% a -13%) 6,5 (+34,8%) 6,5 (0%) 31,8 (+14,3%) 27,5 a 28,5 (-10% a 13%) Fonte: 1 Anfavea/ 2 Fabricantes e AutoData 2026 (% vs. 2025) 2025 (% vs. 2024) Projeções ônibus encarroçados Em mil unidades Vendas Produção Exportação 24 (+5,6%) 24 (0%) 3 (+4,1%) 6,5 (0%) 27 (+5,4%) 27 (0%) Fonte: Fabus

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