76 Outubro 2025 | AutoData PERSPECTIVAS 2026 » ÔNIBUS Ele questionou a necessidade de os juros serem tão elevados no País, uma vez que, com a Selic em 15%, na ponta são cobrados de 20% a 22% ao ano: “Quem investe R$ 100 milhões em veículos paga até R$ 22 milhões só de juros. Precisa ser uma taxa tão alta assim?”. ENCARROÇADORAS PROJETAM EMPATE A Fabus, que representa fabricantes de carrocerias como Caio, Comil, Busscar, Irizar, Marcarello, Neobus e Marcopolo, tem um olhar um pouco mais otimista para o ano que vem. Seu presidente, Ruben Bisi, projeta estabilidade em comparação a 2025, o que se justifica pelo ambiente de instabilidade econômica e da elevada taxa de juros, que estimulam a postergação da renovação da frota: “Temos uma projeção mais precavida, mas tomara que eu erre e que cresçamos de 10% a 15%”. Para este ano a perspectiva é avançar 5,4% diante do ano passado, com 26 mil 967 unidades montadas, sendo 10 mil 160 ônibus urbanos, 8 mil 570 rodoviários, 8 mil 75 micro e mini e 162 intermunicipais. Mas, vale lembrar, os encarroçadores já vêm de crescimento de 19% em 2024, na comparação com 2023. Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais de mercado interno e marketing da Marcopolo, analisou a projeção de duas formas: “Pelo lado positivo será o melhor volume dos últimos onze anos, uma vez que o mercado médio no Brasil foi de 17 mil ônibus neste período. Porém, se pegarmos a média de vendas de 2004 a 2014, a década anterior, foi de 25 mil unidades por ano.” Portolan observou que isto mostra o potencial existente para avançar na renovação de frotas: “É fato que há espaço para volumes maiores no Brasil”. Maurício Cunha, vice-presidente do Grupo Caio, avaliou que a existência de política pública que ataque a renovação inibida da frota, em razão da elevada taxa de juros, é algo não só importante como imediato: “Algumas cidades tomaram a iniciativa e fizeram uma renovação, atuaDivulgação/VWCO “ A nova licitação do Caminho da Escola deverá refletir na produção já no início do ano que vem.” Jorge Carrer, VWCO Divulgação/Fabus “ Há 32 mil ônibus urbanos mais antigos que precisam ser trocados.” Ruben Bisi, Fabus
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