83 AutoData | Outubro 2025 O mercado de caminhões é cíclico, com altos e baixos ao longo dos anos, uma realidade à qual já estamos acostumados. Além disso é um mercado complexo, definido pelo desempenho dos vários setores da economia, que podem ter comportamentos diferentes. Se nos concentrarmos apenas em 2025 podemos dizer que estamos em um momento de cautela por parte dos transportadores, especialmente no segmento de caminhões pesados, que teve uma redução de vendas de 20% em relação ao ano passado. Isto se deve, dentre outros fatores, pela alta taxa de juros que, aliada às incertezas geradas na economia pela política fiscal do governo, provocam nos transportadores o receio em investir no aumento ou na renovação de suas frotas. Para 2026 temos um cenário ainda de incertezas: apesar de existir a expectativa de redução dos juros, teremos dois grandes eventos que podem trazer mais insegurança aos frotistas: Copa do Mundo e as eleições presidenciais. Também temos de considerar o impacto de novos fatores externos, como as tarifas americanas e a guerra comercial dos Estados Unidos com a China. Por fim, outro fator que pode segurar a venda de caminhões em 2026 é o agronegócio. Embora com uma promessa de safra boa, os preços dos grãos estão em níveis baixos e os custos de insumos para a produção vêm aumentando, impacPor Alcides Cavalcanti Transportadores deverão seguir cautelosos tando os resultados do agro e de toda a cadeia de forma geral. Assim, para 2026, esperamos vendas mais ligadas às renovações e ampliações de frota consideradas absolutamente essenciais pelos frotistas. Vale ressaltar um momento marcante no período pós-covid, notadamente em 2022 e 2023, quando os transportadores voltaram às compras, promovendo um ciclo de renovação de frota. Ainda não temos a projeção do mercado para o ano que vem, mas imaginamos que, para os caminhões acima de 16 toneladas, faixa em que a Volvo atua, o ritmo e os volumes possam ser parecidos com os de 2025, caso os fatores que mencionamos não impactem negativamente os clientes. Independentemente do cenário acreditamos na força da economia brasileira, que é muito diversificada e robusta, com o agro, a indústria de transformação e de extração, a exportação, a construção etc. Além disso a Volvo, como líder na soma dos segmentos de semipesados e pesados, continua vendo alto potencial no País para os próximos anos. O Brasil é um mercado extremamente importante para a marca, ocupando a segunda posição em volumes no mundo. Nosso modelo Volvo FH 540 é líder de vendas de pesados há anos, bem como o Volvo VM 290 lidera os emplacamentos em semipesados. Ou seja: mesmo em momentos adversos os transportadores confiam na qualidade, robustez, segurança e produtividade que a alta tecnologia da nossa marca assegura. PERSPECTIVAS 2026 » VEÍCULOS PESADOS – OPINIÃO/VOLVO Divulgação/Volvo Alcides Cavalcanti é diretor-executivo da Volvo Caminhões
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