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104 Novembro 2025 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS O IHR, Instituto Hercílio Randon, realizou 290 registros de patentes no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, nos últimos anos, o que o coloca entre os maiores depositantes de instituições privadas do Brasil. Em parceria com as divisões do grupo Randoncorp o IHR conduz mais de quarenta projetos relacionados ao avanço da mobilidade e da indústria nacional. Com o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, a instituição emprega noventa pesquisadores distribuídos em três unidades: Caxias do Sul e Farroupilha, RS, e Florianópolis, SC. Dentre as muitas iniciativas desenvolvidas estão o e-Sys, sistema de tração elétrica auxiliar para semirreboques e caminhões híbridos, o Randon Solar, para geração de energia por painéis fotovoltaicos instalado no topo de carretas-baú e a plataforma Randon Smart, que integra sensores inteligentes e sistemas de telemetria. Instituto Hercílio Randon registra 290 patentes Mahle amplia capacidades de centro técnico em Jundiaí ZF já produziu 1 milhão de freios de estacionamento elétricos em Limeira Cummins produzirá novo eixo em Osasco A Mahle ampliou as operações e a capacidade técnica do seu Centro de Engenharia de Filtros das Américas, localizado no Centro Tecnológico de Jundiaí, SP. O espaço agora dispõe de novos laboratórios de validação, bancadas de teste e áreas dedicadas ao desenvolvimento de soluções de filtração e componentes de motores. Desta forma a unidade agora pode desenvolver desde a formulação de materiais até a validação em condições de mercado, ganhando maior autonomia para projetos globais. A expansão deve impulsionar parcerias com montadoras e fornecedores. A ZF anunciou o marco de 1 milhão de unidades do EPB, eletric parking brake, ou freio de estacionamento elétrico, fabricados desde 2022 em Limeira, SP. A linha de produção segue padrões da Indústria 4.0 com processos automatizados e digitalizados, robôs colaborativos e sistemas de rastreabilidade e análise de dados em tempo real. A tecnologia automatiza a função do freio de estacionamento, substituindo a tradicional alavanca por um botão, e é reconhecida por elevar os padrões de segurança e conforto nos veículos. A Cummins produzirá um novo eixo na unidade de Osasco, SP, a partir de 2027: o MT17XHE, resultado de sete anos de desenvolvimento global e com produção já iniciada na Europa desde 2020. O eixo trator será fabricado em versão atualizada, uma segunda geração do projeto. Segundo a Cummins o modelo tandem é o mais moderno, eficiente e tem a maior capacidade de carga da categoria já produzido pela companhia no Brasil, destinado a cavalos-mecânicos rodoviários 6×4, sem redução no cubo, para aplicações de longas distâncias, com promessa de reduzir perdas de energia da transmissão ao eixo. No primeiro trimestre de 2026 serão realizados testes de campo com montadoras parceiras. O plano prevê, até 2030, atingir índice de 40% a 50% de conteúdo local. Divulgação/ZF Divulgação/Cummins

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