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112 » FIM DE PAPO Novembro 2025 | AutoData “Se os homens que fazem guerra estivessem aqui perceberiam que é muito mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para enfrentar um problema que mata do que gastar US$ 2,7 trilhões com guerras, como fizeram no ano passado.” O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 10 de novembro, em seu discurso na abertura da COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em Belém, PA. “É preciso limitar a presença de lobistas de combustíveis fósseis na COP e assegurar transparência, participação pública e diálogo significativo com a sociedade civil.” Trecho de documento assinado por 51 relatores especiais da ONU que pede a adoção urgente e eficaz dos acordos do clima de forma justa e inclusiva. “Nós não aprendemos nada com a pandemia. Deveríamos ter nos preparado. Temos este péssimo hábito de deixar para estudar um dia antes da prova. Se continuarmos buscando soluções na véspera dos apagões não sairemos desta situação.” Valter Pieracciani, sócio-diretor da Piera, consultoria em gestão da inovação, em entrevista à Agência AutoData no fim de outubro, sobre a possível nova falta de semicondutores que ameaçava paralisar a produção de veículos no Brasil, como aconteceu após a pandemia de covid, em 2021 e 2022. “As regulamentações enfraqueceram a indústria europeia. Elas precisam ser modificadas, em larga escala e rapidamente. As recentes interrupções na cadeia de suprimentos expuseram essa vulnerabilidade. Precisamos reconstruir uma cadeia de valor europeia forte, autônoma e competitiva. Isso levará uma década.” Antonio Filosa, CEO do Grupo Stellantis, em entrevista à TV francesa TF1 no início de novembro, explicitando o descontentamento da indústria automotiva com relação à legislação da União Europeia que prevê o banimento de motores a combustão e obriga as empresas para fabricar carros elétricos que consumidores não querem ou não podem comprar. 2,1 bilhões 700 milhões 250 milhões US$ 5,3 tri Toneladas de CO2 emitidas pelo Brasil em 2024, segundo dados do SEEG. O volume é 16,7% menor do que as 2,6 bilhões de toneladas de 2023, a redução mais acentuada desde 2009, mas ainda acima da meta de 1,3 bilhão em 2025. Toneladas equivalentes de CO2 que o Brasil deixou de emitir na atmosfera desde a criação do Pró-Álcool, em 1975, com o uso de etanol em veículos, seja o hidratado E100 ou anidro na mistura obrigatória com a gasolina, hoje de 30%. Soma de refugiados do clima nos últimos dez anos, pessoas que foram afetadas por eventos como elevação do nível do mar, enchentes, furacões e calor extremo, segundo relatório da Acnur, Agência das Nações Unidas para Refugiados. Valor do investimento anual em energias renováveis necessário para atingir a meta de emissões líquidas de CO2 zero até 2050, segundo calcula a IEA. O montante investido atualmente é de insuficientes US$ 1,9 tilhão por ano.

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