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14 FROM THE TOP » EMANUELE CAPPELLANO, STELLANTIS Novembro 2025 | AutoData buir e influenciar os mercados europeus para adotar esta energia de propulsão mais limpa? Existe oportunidade para isso na Europa? Acredito que sim. Está cada dia mais claro, para a União Europeia e para as montadoras, que as regras, da forma que estão, não são sustentáveis. Então está sendo conversada uma revisão dos princípios que devem guiar a descarbonização na região. A indústria está cobrando e a União Europeia está olhando com interesse para o princípio da neutralidade tecnológica, em que as empresas podem adotar soluções de descarbonização que são tão eficientes quanto os carros elétricos, mas que são mais sustentáveis. Os biocombustíveis são um exemplo disto e podem contribuir muito. O seu agora chefe, Antônio Filosa, e o senhor também, vêm dizendo que a União Europeia precisa redefinir as regras se quiser continuar a ter uma indústria automotiva forte e relevante. Na sua opinião essa redefinição vai de fato acontecer ou é muito mais conversa para ouvidos moucos? Acho que é uma necessidade, não tem saída, não tem plano B. A indústria automotiva na Europa é muito forte, emprega milhões de pessoas, e simplesmente as regras atuais são insustentáveis. Assim sendo creio no bom senso dos legisladores europeus para adaptar as regras, para que esta indústria seja sustentável. O senhor também lidera globalmente a ProOne, divisão de veículos comerciais da Stellantis. Qual é a importância dela para a companhia e em quais mercados estão os maiores desafios e oportunidades? “ O Brasil definiu um caminho de descarbonização sustentável, que passa pela localização de competências de fornecedores, da engenharia. É um percurso em que todos ganham, principalmente os consumidores que têm acesso a produtos com pegada de descarbonização muito maior e mais sustentável do que em outros países.” A importância da ProOne é muito relevante para Stellantis porque os veículos comerciais são muito importantes para a indústria. A Stellantis é líder absoluta deste segmento na Europa, na América do Sul, e tem participação forte na América do Norte, além de estar se tornando líder também na África e Oriente Médio. Portanto é estratégico para a empresa apostar no futuro dos veículos comerciais e providenciar soluções dedicadas aos consumidores profissionais, que são diversos do consumidor comum com CPF, porque olham para o custo de utilização do veículo, o consumo, a facilidade de acessar, a capacidade de carga. Quando recebeu o troféu do Prêmio AutoData o senhor declarou que deixa um futuro positivo para a Stellantis e a indústria automotiva no Brasil. Disse também que identificaram o caminho

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