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46 Novembro 2025 | AutoData INDÚSTRIA » SUSTENTABILIDADE esclarecimento de] questões importantes como alimento versus biocombustível, e mostrar nossa indústria e potencial para o mundo”. A Anfavea participa da COP 30 sob o guarda-chuva da CNI, Confederação Nacional da Indústria, com uma extensa programação de apresentações e debates: realizará painéis no espaço da CNSeg, Confederação Nacional das Seguradoras, participará da Agrizone da Embrapa, e terá presença nos pavilhões do Brasil e da Jama, a associação de fabricantes de veículos do Japão. Além disso a entidade e outras doze organizações montarão um estande compartilhado na Blue Zone focado em tecnologias de descarbonização. A Anfavea levou para o evento no Pará cinco montadoras co-patrocinadoras: Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, General Motors, Stellantis e Toyota. Um ponto central é o debate sobre “alimento versus biocombustível”, crítica surgida na Europa contra a produção de agrocombustíveis. Joseph esclarece que essa visão não se sustenta na realidade brasileira: “O Brasil é exemplo disso. Conseguimos fazer biocombustível em larga escala sem prejudicar o cultivo de alimentos. A produção de etanol de milho na entressafra da soja aumentou a produção de ambos”. Joseph destaca a evolução das políticas públicas: “O Inovar-Auto não dava nada para biocombustíveis. No Rota 2030 conseguimos igualar esta tecnologia com outras. Agora, no Mover [Programa Mobilidade Verde e Inovação], já tratamos emissões do poço à roda, dando vantagens para várias soluções”. Para o diretor da Anfavea o Brasil vive momento favorável para mostrar as vantagens de suas soluções para descarbonização da mobilidade: “Hoje há movimentação na Europa para mudar a visão sobre a eletrificação, que ainda depende muito de subsídios. Isto abrirá caminho para mostrar que temos alternativas mais baratas, efetivas e rápidas, com maior utilização de biocombustíveis”. Ele reconhece que a luta é constante: “Sei o quanto é difícil. A gente fala muito, mas são ouvidos de mercador. Mas isso não significa parar. A expectativa é termos o antes e o depois da COP 30”. DESCARBONIZAÇÃO DA MOBILIDADE O recém-criado Instituto MBC Brasil, Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil, também está presente com agenda dedicada a transmitir informações sobre os Navio movido a hidrogênio: iniciativa da GWM na COP 30. Caminhões e ônibus fazem caravana para a COP 30 abastecidos com biodiesel, com passagem por Brasília para mostrar a tecnologia ao presidente Lula Divulgação/GWM Divulgação/Mercedes-Benz

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