48 Novembro 2025 | AutoData INDÚSTRIA » SUSTENTABILIDADE avanços das soluções de descarbonização no País e romper fronteiras, para internacionalizar este conhecimento e influenciar políticas públicas em diversos países. O MBC Brasil participa de painéis na Blue Zone e na Green Zone, além de integrar o estande da Biocoalizão, intitulado Brazilian Sustainable Transportation, em conjunto com Abipeças, Abiogás, Abiove, AEA, Anfavea, Aprobio, Bioenergia Brasil, IQA, SAE Brasil, Ubrabio, Unica e Unem. Presidente do conselho da entidade, José Eduardo Luzzi destaca: “Essa presença conjunta reforça que a descarbonização deve ser tratada de forma sistêmica, integrando setores”. Na Blue Zone o Instituto participou do painel Descarbonizando o Setor Transportes: Experiências Globais, com Marcopolo e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Na Green Zone a participação foi em painéis sobre integração industrial e clima, soluções para uma transição energética justa e diversificação do etanol, com Priscilla Cortezze, da Copersucar. PESQUISA SOBRE TRANSIÇÃO A SAE Brasil apresenta pesquisa inédita sobre como profissionais percebem e participam da transição energética. Coordenada por Camilo Adas, conselheiro da entidade, a pesquisa aponta porque a consciência de urgência não acelera a adoção de combustíveis renováveis: “As decisões ainda são guiadas por critérios econômicos, enquanto o impacto ambiental tem menor relevância”, avalia. Na pesquisa com cerca de 1 mil pessoas, a maioria engenheiros ligados aos setores automotivo e de combustíveis, os respondentes reconhecem o potencial brasileiro para liderar o processo de transição energética nos transportes, mas a percepção de atuação é tímida. O Brasil se destaca pelo uso já disseminado de biocombustíveis quase neutros em carbono, considerados viáveis para transporte, mas na hora de abastecer seu veículo flex a pesquisa aponta que a maioria ainda prefere colocar só gasolina, por economia ou por considerar o combustível fóssil melhor. Adas assinala: “A transição precisa ser tão global quanto possível, mas tão regional quanto necessária”. ARTICULAÇÃO MULTISSETORIAL O setor de transportes integra o hub de Biocombustíveis e Elétricos do Pacto Global da ONU e foi representado no evento por CNT, SEST SENAT e ITL, promovendo mais de setenta painéis temáticos na Estação do Desenvolvimento, na Green Zone da COP 30, reunindo ministros dos Transportes, dos Portos e Aeroportos, e das Cidades, além de setor privado e sociedade civil. Os debates incluíram mudanças climáticas, infraestrutura resiliente, justiça climática, transição energética, agenda ESG e mobilidade urbana. Serão lançados o Inventário CNT de Emissões de GEE do Setor de Transporte e a pesquisa Resiliência Climática. O MoveInfra, que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do País, formado por EcoRodovias, Hidrovias do Brasil, Motiva, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo, promove quatro painéis na Blue Zone sobre infraestrutura resiliente e descarbonização, contando com patrocínios adicionais de Gol, ClickBus e Eletra. GWM PATROCINA Como patrocinadora oficial da COP 30 a GWM realizou, dias antes do evento, a entrega simbólica de cem veículos eletrificados, com presença do ministro Rui Costa e do embaixador da China, Zhu QinGWM patrocina a COP e empresta carros híbridos para transporte de autoridades Divulgação/GWM
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=