427-2025-11

» EDITORIAL AutoData | Novembro 2025 Diretor de Redação Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Leandro Alves, Márcio Stéfani, Pedro Stéfani, Vicente Alessi, filho Redação Pedro Kutney, editor Colaboraram nesta edição André Barros, Caio Bednarski, Lucia Camargo Nunes, Soraia Abreu Pedrozo Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR/divulgação Capa Fotos Bruna Nishihata e divulgação/Renault Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Luiz Giadas e Rosa Damiano Assinaturas/atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 AutoData é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., Av. Guido Caloi, 1000, bloco 5, 4º andar, sala 434, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTb 30 411/SP autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora autodataseminarios autodataseminarios Por Pedro Kutney, editor Histórias de competência Algumas das histórias contadas nesta AutoData revelam notáveis evoluções da indústria automotiva instalada no Brasil, com ganhos poucas vezes vistos de protagonismo e independência com relação às matrizes no Exterior. O Prêmio AutoData 2025, retratado nesta edição, mostra algumas dessas histórias ao reconhecer os Melhores do Setor Automotivo, que este ano foram premiados especialmente pelos seus esforços de inovação e sustentabilidade. A começar pela Marcopolo, eleita Empresa do Ano do Prêmio AutoData. A multinacional brasileira mostrou a competência crescente de sua engenharia ao projetar e colocar no mercado o Attivi, seu primeiro ônibus urbano 100% elétrico com chassi, powertrain e carroceria desenhados dentro de casa, na Serra Gaúcha. Eleito Personalidade do Ano pela liderança à frente da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano já colocou o troféu na mala e partiu para liderar a companhia na Europa, não sem antes conceder entrevista ao From The Top deste mês, em que é enfático: “O Brasil definiu um caminho de descarbonização sustentável, que passa pela localização de competências de fornecedores, da engenharia. É um percurso em que todos ganham, principalmente os consumidores que têm acesso a produtos com pegada de descarbonização muito maior e mais sustentável do que em outros países”. É justamente disto que o governo brasileiro e empresas tentam convencer o resto do mundo na COP 30, em Belém, PA. Ainda que com sucesso limitado pela arrogância dos países desenvolvidos é sempre bom lembrar que existem soluções bem mais simples, baratas e efetivas para ajudar a descarbonizar o planeta, como mostra reportagem desta edição sobre as iniciativas do setor automotivo no evento global. Outro bom exemplo de competência local está sendo dado pela Renault com o lançamento do SUV Boreal, um veículo global, com padrão de qualidade global e tecnologias avançadas, projetado com capricho e muito competentemente bem desenhado sob a liderança de centenas de engenheiros e designers alocados na subsidiária brasileira do grupo, além de muitos fornecedores locais. Esta é mais uma das muitas histórias de competência brasileira em fazer veículos que contamos nas páginas a seguir.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=