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50 Novembro 2025 | AutoData INDÚSTRIA » SUSTENTABILIDADE Tegma, que levou os carros em caminhões híbridos que usam 70% de diesel e 30% de gás natural, reduzindo a pegada de carbono da operação em 3,5 toneladas de CO₂. “A sustentabilidade precisa estar em toda a cadeia. A COP 30 é momento de agir, mostrando que é possível repensar a logística”, afirma Fábio Rua, vice-presidente GM América do Sul. O Spark EUV foi exposto na Casa Brasil Belém 2025. ROTA COM BIODIESEL A Mercedes-Benz do Brasil participou da conferência no Pará com a iniciativa Rota Sustentável COP 30, em parceria com a Be8, produtora de biodiesel que abasteceu os caminhões com 100% de BeVant – biocombustível aditivado que pode ser utilizado em motores diesel sem nenhum tipo de adaptação. O objetivo foi testar e comparar as emissões de gases de efeito estufa de veículos Euro 6 em dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 e dois ônibus rodoviários O 500 RSDD 8x2, abastecidos com diesel comercial B15 e com o BeVant. Os veículos rodaram mais de 4 mil quilômetros por diferentes regiões do País, saindo de Passo Fundo, RS, sede da Be8, até Belém, passando por São Bernardo do Campo, SP, sede da Mercedes, e Brasília, DF, onde houve parada para demonstração da experiência ao presidente Lula e seu vice Geraldo Alckmin. Durante os testes, realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, foram avaliados os impactos ambientais da substituição do diesel por biodiesel, com resultados apoiados por parâmetros técnicos transparentes e auditáveis. O caminhão abastecido com BeVant ficou exposto na Green Zone da COP 30 para visitação de autoridades, especialistas e mídia internacional. PROTAGONISMO EM ÔNIBUS Com presença em 140 países a Marcopolo levou à conferência sua visão estratégica, afirma o CEO André Armaganijan: “A COP 30 é oportunidade única. Mobilidade sustentável envolve qualidade de vida urbana, eficiência e inclusão social. É jornada coletiva”. A empresa participa de painéis nas zonas Green e Blue sobre transição justa, descarbonização e biocombustíveis, integrando a coalizão CASE com Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale. A Marcopolo conta com mais de 1 mil ônibus elétricos, híbridos e a gás operando globalmente, sendo 269 no Brasil. Destaques incluem o Attivi, primeiro 100% elétrico com chassi e carroceria próprios, e o Volare Attack 9 Híbrido, com lançamento previsto para 2026, o primeiro micro-ônibus elétrico híbrido plug-in com autonomia estendida por um motor flex etanol-gasolina fornecido pela Horse acoplado a gerador WEG que alimenta as baterias. GM embarca carros elétricos para Belém: transporte com caminhões híbridos diesel-gás. Divulgação/GM

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