58 Novembro 2025 | AutoData BIOCOMBUSTÍVEL » BIOMETANO forços em setores com grande potencial, como o sucroenergético, que processa a vinhaça e os resíduos da produção de etanol para gerar biometano que abastece seus próprios caminhões. Um exemplo é a parceria com a Usina Cocal, em São Paulo, que projeta substituir mais de 1 milhão de litros de diesel por biometano. Na coleta de resíduos sólidos urbanos os aterros produzem o combustível a partir da decomposição do lixo para abastecer suas próprias frotas. Há também projetos no setor de proteína animal, no qual dejetos de aves e suínos são usados para a produção de biometano, como na parceria com a Cooperativa Primato, no Paraná. A MWM oferece a conversão de veículos a diesel para motores otto a biometano, um processo mais econômico do que a compra de caminhões novos. De acordo com Malevic “o custo de conversão representa, em média, dez vezes menos do que o custo de comprar um caminhão novo”. A MWM está em negociação para expandir seu modelo de negócio, oferecendo sua tecnologia para operação de motores a diesel com biometano diretamente para as OEM. A empresa desenvolveu um novo motor extrapesado de 520 cv para caminhões e está em parceria com uma montadora que tem um ônibus a biometano em fase final de teste para o transporte público em São Paulo. Com grande potencial para explorar os biocombustíveis na América Latina a FPT Industrial considera o biometano uma matriz energética crucial, diz Carlos Tavares, presidente para a América Latina: “Recentemente iniciamos a produção dos Divulgação/Iveco Divulgação/VWCO Chassi de ônibus a gás da Iveco com motor FPT: já em produção na Argentina com expectativa de vendas no Brasil. Caminhão Constellation a gás da VWCO: coletor de lixo pode ser abastecido com biometano gerado no próprio aterro sanitário.
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