64 Novembro 2025 | AutoData Todas as peças de estamparia, lanternas e para-choque são exclusivas para o modelo, segundo Daniel Nozaki, diretor do centro de design latino-americano. É um produto totalmente novo, criado sobre a plataforma RGMP, uma variação da CMF- -B do Grupo Renault, que também serve como base do Kardian. O Boreal é um carro com aspirações internacionais mas, assim como o Kardian, debutou primeiramente no mercado brasileiro. Ambos integram pacote de R$ 4 bilhões de investimento no período 20222025, que se encerra com o lançamento do SUV do segmento C – e mais uma picape está em desenvolvimento, com base no conceito Niágara, para ser produzida na fábrica de Córdoba, Argentina. A quantidade de tecnologia embarcada também sobe o Boreal de patamar, mesmo dentro do segmento. É inédito para um carro produzido no Brasil ter o Google Assistente embarcado: com ele todo o sistema multimídia está integrado ao carro, podendo ser possível, por meio da voz, ajustar a temperatura do ar-condicionado, trocar a estação do rádio e até mesmo solicitar a rota para o seu aplicativo preferido. Basta dizer “Ok, Google”. A segurança foi outra preocupação e o resultado são 24 sistemas avançados de assistência ao motorista, os ADAS, incorporados ao SUV. A junção das funções dá ao Boreal o nível 2 em condução autônoma, somando o ACC com stop & go ao sistema centralizador de faixa. Basta programar e deixar o Boreal te guiar – sempre mantendo a visão na estrada e as mãos no volante. TREINAMENTO DA REDE Como o nível do veículo subiu foi preciso, também, treinar a rede para voltar a vender modelos com maior nível de equipamentos e tecnologia, e atender aquele público que, nos últimos anos, deixou de visitar concessionárias Renault: “Foi um treinamento com 100% da força de vendas”, observa Costa. “Fizemos antes uma preparação com todas as equipes, on-line, para depois partir ao treinamento presencial dedicado, com test drives e comparativos com concorrência.” Todo este treinamento, de acordo com o diretor de marketing, é validado depois com simulações: os próprios executivos da Renault visitam lojas com um vendedor treinado, após fazer toda a jornada digital – gerar contato, esperar retorno por whatsapp etc. – e assistem a uma apresentação do produto. “Nossa preocupação é mais testar o processo do que o conhecimento do vendedor, com apresentação do produto, test drive, ativação dos ADAS e até o uso de uma playlist que valorize o sistema de som Harman Kardon que faz parte do Boreal” afirma Costa. “Depois simulamos a entrega, com todas as explicações ao cliente, ensinamos a usar o aplicativo My Renault, os serviços conectados. O Boreal pegará um cliente mais exigente, mais esclarecido, então o vendedor precisa estar preparado.” O Boreal começou a chegar à rede Renault no começo de novembro, após um mês de pré-venda: por R$ 1 mil o cliente comprava o R-Pass, que dava direito a adquirir o modelo – o valor seria descontado na negociação – com condições exclusivas, como bônus na troca do usado e kit de boas-vindas. A Renault não divulga quantos foram vendidos na campanha mas Costa garante: “Ficou até um pouco acima das nossas expectativas”. RENAULT BOREAL » O PLANO
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=