67 AutoData | Novembro 2025 Latam foi reinaugurado, pouco mais de dois anos após sua inauguração oficial. A razão foi que ele cresceu: quase dobrou de tamanho e passou a contar com novos e modernos equipamentos. Nele se desenha um carro do zero. Ferramentas digitais, de modelagem, óculos 3D estão à disposição da equipe que Nozaki classifica como multicultural, por ter pessoas de diversos estados brasileiros e de outros países da região, como Argentina e Colômbia: “Isto dá o tempero latino-americano no design, que é muito valorizado na matriz”. O BOREAL Montado sobre a plataforma RGMP, uma variação global da CM-F que também é usada no Kardian – e será também base para a picape que será produzida na Argentina em 2026 –, o Boreal é maior e mostra toda a versatilidade desta nova base de produção da Renault. Segundo Julio Oro, diretor de engenharia da fabricante, a plataforma permite carros de até 5 metros, o que dá uma ideia do que poderá ser a picape – o novo SUV médio tem 4m56 de comprimento. O motor é o Horse TCe 1.3 turboflex em todas as versões, de 163 cv com etanol e 270 Nm de torque máximo. O conjunto conta ainda com a transmissão automática de dupla embreagem banhada a óleo, de seis velocidades, também fornecida pela Horse – a mesma já empregada no Kardian e também presente no novo Nissan Kicks, que é produzido em Resende, RJ, em outra variação da plataforma CM-F. A alavanca do câmbio é igual à do Kardian, do tipo e-shifter e compacta. Com consumo de 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, aferido pelo Inmetro, o SUV conseguiu nota A no PBEV, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Do segmento tem a melhor eficiência energética dentre os modelos a combustão, 1,79 MJ/km. São cinco modos de condução calibrados: Eco, Comfort, Sport, Perso e o inédito Smart, que adapta automaticamente os parâmetros do veículo por meio de algoritmos, que respondem à melhor situação de condução do momento. A BORDO DO SUV A reportagem de AutoData experimentou o Boreal em um trajeto de pouco Daniel Nozaki, diretor do centro de design da Renault América Latina, relata o trabalho de sua equipe no Boreal: traços locais estão ganhando gosto mundial.
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