95 AutoData | Novembro 2025 Chassi elétrico montado pela Eletra: desenvolvimento próprio. Com o desenvolvimento do chassi próprio a Eletra passa a ter mais flexibilidade, especialmente na hora de definir o preço: “A Mercedes-Benz continua sendo nossa parceira e fornecerá a plataforma do chassi com os componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos. Em nossa linha de montagem faremos o processo de eletrificação, adicionando os componentes da WEG, como motor elétrico, inversor e bateria. Depois ele parte para o encarroçamento”, explica Iêda Oliveira. Desta forma a Eletra melhora as condições de negociação com os clientes, pois poderá ela própria faturar os chassis, ou até os ônibus completos aos operadores de transporte. Hoje este processo é feito pela encarroçadora, que finaliza o processo na fábrica do ABCD Paulista. Com o aporte a unidade ampliará sua capacidade de produção de 1,8 mil para 3 mil chassis elétricos por ano. DE OLHO NA EXPORTAÇÃO Em uma próxima etapa, disse a executiva, o chassi chegará da Mercedes-Benz apenas com os componentes mecânicos, “pois pretendemos integrar todos os componentes elétricos e eletrônicos, instalando, também, sistemas como o ABS e controle de estabilidade, por exemplo”. A tecnologia é a mesma aplicada nos ônibus elétricos já produzidos pela Eletra. A WEG, de Jaraguá do Sul, SC, continua fornecendo o motor elétrico, inversor e os módulos de bateria – todos produzidos no Brasil. Outros parceiros deverão ser integrados no futuro. Um dos focos da Eletra é o mercado de ônibus elétricos da América Latina, contou sua presidente Milena Romano. Hoje empresas asiáticas têm dominado as vendas na região, mas estão surgindo relatos de críticas a respeito da qualidade, em contraponto ao preço mais baixo. A intenção da companhia é concorrer com eles, cobrando um pouco mais mas oferecendo mais qualidade. Neste começo de operação duas opções de chassis estão sendo montados, que podem originar desde um midiônibus de 11,5 metros, passando pelos básicos de 12 m, padrons de 12 m a 13 m, e articulados de 20 m a 23 m. Todos com piso baixo e autonomia de 250 a 350 quilômetros. Dos 1,3 mil ônibus elétricos em circulação no Brasil, segundo a empresa, 844 foram produzidos pela Eletra, somando chassis elétricos a bateria e trólebus. CONSULTORIA Em conjunto com a nova operação a montadora de ônibus elétricos também ampliou seus negócios neste mercado com a Eletra Consult, serviço de consultoria para a organização de frota de ônibus elétricos. A ideia é ajudar o cliente desde antes da compra do veículo, avaliando, em conjunto, qual seria o modelo ideal para a sua operação. Segundo Iêda Oliveira o plano é oferecer ajuda 24 horas para o cliente: “No caso dos carregadores os problemas costumam surgir de madrugada, que é quando os ônibus estão sendo recarregados. Então precisamos estar o tempo todo disponíveis”. Com a Eletra Consult todo o processo terá assistência, desde a compra do veículo, passando pela busca por linhas de financiamento, até a estruturação da rede elétrica para recarga na garagem e atendimento pós-venda.
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