BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 22 BAG FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES • CAR AND LIGHT COMMERCIAL MANUFACTURERS Lima Leite, da Anfavea, mantém seu tradicional otimismo cauteloso para 2024, mas reconheceu que existe uma série de desafios a serem superados e o maior deles é o acesso ao crédito para financiamentos. Sua expectativa é de retomada da demanda com força assim que houver redução na taxa de juros praticada pelo mercado, já que o segmento de entrada é o que mais sofre, porque tem compradores em busca de carros novos, mas a compra torna- -se inviável por causa dos juros: “É onde temos um potencial muito grande para que o Brasil recupere a explosão em termos de mercado interno”. O presidente da Anfavea também afirmou que outro ponto de atenção são as importações, tanto das montadoras instaladas no Brasil quanto das importadoras: “Quando uma indústria não mantém um ritmo crescente, não corre só o risco de perder aquela produção e aquele tempo, corre o risco de não se recuperar se ela não ocupar seu espaço. O investimento que deixa de ser feito no País não tem garantia de que será recuperado. Temos hoje de R$ 60 bilhões a R$ 70 bilhões de investimentos no setor automotivo, empresas grandes escolheram o Brasil para produzir, em especial a GWM e a BYD. Mas temos potencial para aumentar o ritmo dos investimentos”. Segundo ele as importações cresceram muito, chegando a mais de 270 mil unidades de janeiro a outubro de 2023, volume que representa quase todo o mercado da Argentina, ou boa parte do mercado do Chile: “Isso acende um alerta, sim, junto com a queda de exportações. Perdemos competitividade para países como Argentina, Colômbia e Chile, e por sorte o México cresceu e nossas exportações se mantiveram num percentual razoável”. 5.10 range and Selic in the 9% range, it will be beneficial for the market”. Mr. Lima Leite, from Anfavea, maintains his traditional cautious optimism for 2024, but admits the existence of a number of challenges that will have to be met, and the most significant is access to credit. He believes that demand will pick up for good as soon as the interest rates go down, given that the market entry segment is the most liable to be affected, as buyers are after brand new cars, but interest rates might make the purchase not feasible. “This is a huge factor to make the internal market grow significantly”. The Anfavea president also stated that a major point of interest are imports, both for those manufacturers established in Brazil as well as importers”. “When any given industry is not in a position to maintain increasing volumes, not only it risks losing that production and that time, it also runs the risk of not being in a position to get back the place in once enjoyed. Investments not made in the country not necessarily will be made at a later date. Today we have from R$ 60 billion to R$ 70 billion investments in the car market; big companies have picked Brazil to produce, especially GWM and BYD. But we have the potential to increase the pace at which these investments will be made”. According to Mr. Lima Leite, imports have grown substantially, reaching 270 thousand units from January through October 2023, a volume that virtually equals that of Argentina, or a major chunk of the Chilean market: “This is a warning light, when coupled with the decrease in exports. We lost competitiveness to countries such as Argentina, Colombia and Chile. Luckily, the Mexican market grew and our exports were maintained at a very reasonable level”.

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