BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 49 BAG FABRICANTES DE MOTOCICLETAS • MOTORCYCLE MANUFACTURERS Manaus. A retomada da economia e o crescimento do PIB, são condições essenciais para maior geração de emprego e renda. Além disso, Bento acredita em impactos positivos das eleições municipais sobre o mercado. Do lado negativo a entidade está de olho nas mudanças climáticas, cada vez mais comuns e que afetam cada vez mais o planeta, o que não seria diferente em Manaus e, caso o cenário continue, longos períodos de estiagem ou com chuvas intensas, podem afetar a logística e o custo de produção na Zona Franca. Para o crescimento da demanda em 2024 a Abraciclo aposta em alguns fatores como a busca cada vez maior dos consumidores por um meio de transporte ágil para os deslocamentos urbanos, com baixo custo de aquisição e baixo custo de rodagem. A entidade também aposta na manutenção da motocicleta como protagonista nas entregas urbanas, segmento que cresce ano após ano e gera uma forte demanda. Com visão otimista para o ano que vem, o presidente aponta que o mercado viverá uma fase de crescimento sustentável, sem grandes saltos, para voltar ao patamar de 2 milhões de unidades emplacadas nos próximos cinco anos: “Continuamos enxergando um horizonte positivo para as motocicletas, com várias oportunidades, como alternativa de deslocamento, com um produto acessível, e também como uma alternativa de baixo custo e geração de renda”. Se internamente tudo parece ir muito bem para o setor de duas rodas as exportações surgem como grande desafio para 2024, pois as motocicletas produzidas no País atendem a normas de emissões avançadas iguais às do Canadá, Estados Unidos e França. Este nível de emissões não é exigido por nenhum outro país da América Latina e, com isto, motocicletas asiáticas com menor controle de emissões estão ganhando mercado e dificultando o avanço das produzidas no Brasil porque são mais baratas. Para aumentar a competitividade das motocicletas nacionais a Abraciclo propõe a harmonização regulatória pelos países da região, que deveriam se alinhar ao Brasil para reduzir a emissão de poluentes das motocicletas. Em 2023 as montadoras instaladas no PIM, Polo Industrial de Manaus, associadas à Abraciclo, conseguiram encerrar a fila de espera de mais de um mês que se criou no mercado de baixa cilindrada desde o começo da pandemia da covid-19, regularizando o already mentioned, the entity also expects that the tax reform will mean the maintenance of tax exemptions for the Manaus Free-trade Zone. The recovery of the economy, plus growth in the GDP, are essential conditions if higher job generation and income creation are to be achieved. Also, Mr. Bento believes that the upcoming municipal elections will bring about positive effects on the market. On the negative side, the entity is keeping a close look at the climate changes, which are becoming more frequent and pose a threat to the planet; those factors would affect Manaus as well, and, should the scenario persist, they could adversely affect logistics and production costs in the Free-trade Zone. Concerning demand growth in 2024 Abraciclo foresees some factors, such as a growing demand by consumers for a fast, flexible means of transportation for urban displacements, with low acquisition cost and low cost of operation. The entity also believes that the motorcycle will continue to play a major role in urban deliveries of goods, which has grown year after year. With an optimistic vision for next year, the President of Abraciclo believes that the market will enjoy a phase of sustainable growth, devoid of major ups and downs, to get to the level of 2 million units licensed in the next 5 years. “We maintain a positive outlook for the motorcycles, with several opportunities to firmly establish itself as a displacement alternative, with affordable products, and also as a low-cost alternative which can at the same time generate income. If everything seems to be on the right track concerning the domestic market, the same cannot be said concerning the export market. The products manufactured in Brazil follow advanced standards on par with those followed by Canada, the USA, and France. But those standards are not required by any other South America country, and as a result, Asian products with lower standards are gaining ground, making life tougher for Brazilian products, as they are cheaper. To increase the competitiveness of the domestic product, Abraciclo wishes to establish standards for all of the countries in the region, consistent with those observed by Brazil so as to reduce the emission of pollutants. In 2023 the manufacturers established in

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