BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 69 BAG FABRICANTES DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS • ROAD TRANSPORT EQUIPMENT MANUFACTURERS mais acessíveis a atividade operará em níveis similares aos de 2023: “Começamos o ano com um primeiro semestre forte”. Um dos pontos responsáveis pelo bom resultado de 2023, a introdução do 4º eixo, que respondeu por 20% das vendas de rebocados, continuará tendo efeito positivo nas vendas. Alteração recente na legislação também é considerada importante para a manutenção dos bons volumes. No início de dezembro o Conselho Nacional de Trânsito liberou a circulação, sem a necessidade da autorização especial de trânsito, da combinação caminhão-trator e semirreboque com até 19 metros 30 ante a limitação anterior de 18 metros 60: “Era uma demanda antiga do setor. O aumento favorece o transportador com a possibilidade de levar mais carga”. Antecipa que existem estudos em andamento na esfera pública para estender o comprimento até 19 metros 80, permitindo transportar até 32 pallets, criando um novo conceito de mercado e ampliando a aplicação do 4º eixo: “A medida trará mais ganhos ao transportador e à indústria repercutindo diretamente em vantagens ao mercado”. Dentre os segmentos que devem aumentar as vendas, seguindo o resultado deste ano, é o de tanques para atender o aumento da produção e demanda de biodiesel em linha com a decisão do governo de elevar a mistura no diesel. Em 2023 o setor, que passou da casa das 6 mil unidades entregues, foi favorecido pela queda nas importações do combustível da Rússia. Outro importante vetor é o crescente mercado de locações: “O operador logístico já entendeu que alugar um implemento rodoviário é uma opção viável”. Ainda que não influencie o mercado diretamente em 2024 a realização da Fenatran, de 4 a 8 de novembro, é também apontado como fator positivo para o desempenho do setor. Especialmente pela exposição de novas tecnologias a serem incorporadas nos anos seguintes. Sprícigo destaca que está em análise uma nova lei federal que beneficiará com ganhos tributários empresas que cumprirem as metas ambientais já amplamente difundidas. Um dos pontos bem adiantados, segundo ele, vem sendo feito pelas usinas siderúrgicas para fornecer aço verde. Em paralelo implementadoras sinalizam com veículos autônomos para operação em áreas limitadas: “Muitas novidades estão por vir em 2024 e nos anos seguintes”. O segmento de leves, ao contrário, passa por mudanças de mercado, que estão interferindo direthe models, Euro 6 more adjusted to the local market, plus interest rates coming down and more affordable credit the business will run on a level similar to that of 2023: “We are initiating the year with a rather strong first half”. One of the key factors responsible for the good results of 2023, is the introduction of the 4th. axle, which accounted for 20% of the sales of towed vehicles, will continue to have a positive impact on sales. A recent change in legislation is also considered vital for the maintenance of good sales volumes. At the beginning of December, the Transit Authority approved the use of such vehicles, with no need for special authorization for their use, concerning tractor-truck combination and semi-trailer, with up to 19 m 30 as compared with the previous limitation of 18 m 60: “This was a longtime demand from those involved in the sector. The increase is a positive change as it enables the carrier to transport more cargo”. He reveals that there are ongoing analyses in the public sector evaluating the extension of up to 19 m 80, thereby allowing transport of up to 32 pallets creating a new concept for the market and enlarging possible applications of the 4th. axle: “This will mean additional gains to both the carrier and the industry, therefore bringing additional benefits to the market”. One of the segments that should increase sales in synch with this year’s results, is that of fuel tanks to serve the increase in production and the demand for biodiesel in line with the government’s decision to increase its presence in diesel. In 2023 the sector, which surpassed the 6 thousand units delivered mark, benefited from the reduction in imports of this fuel from Russia. Another important vector is the growing rental market: “The logistics operator has realized that renting a road implement is a viable alternative”. Even though it will not directly impact the market in 2024, the opening of Fenatran from November 4th through November 8th is also regarded as a positive development concerning the segment’s performance, particularly as a function of the display of new technologies to be incorporated in the following years. Mr. Spricigo points out that a new federal law is being considered that will provide tax incentives for those operators that reach previously set environmental protection goals. One provision in the works has been made by steel mills that will

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=