BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 8 BAG DESEMPENHO & PERFIL • PERFORMANCE & PROFILE A retomada das vendas em maior volume ocorreu após a publicação da MP 1 175 pelo governo federal, que concedeu desconto de até R$ 8 mil para os veículos novos com preços de até R$ 120 mil, sendo que as montadoras aproveitaram para incrementar ainda mais os descontos, reduzindo suas margens. O movimento das montadoras também foi feito com alguns modelos para que eles ficassem posicionados na faixa de preço que permitia o acesso aos descontos da MP pelo consumidor. O governo liberou R$ 800 milhões para os descontos que foram consumidos em menos de dois meses. Porém, mesmo com o fim dos recursos disponíveis no programa, as montadoras continuaram oferecendo bons descontos em determinados modelos e isto também resultou em uma demanda mais forte ao longo do segundo semestre. Após o fim do programa a Anfavea revisou para cima a sua projeção para venda de leves, saindo de 2 milhões 40 mil unidades em janeiro para 2 milhões 102 mil em outubro. Chegando em dezembro houve mais uma revisão, outra vez para cima, para 2 milhões 180 mil veículos leves vendidos no ano. Na produção de veículos leves a expectativa, em janeiro, era de 2 milhões 267 mil unidades em 2023, porém, mesmo com o programa de descontos que impulsionou o mercado, a Anfavea revisou para baixo sua projeção, apostando em 2 milhões 245 mil e, em dezembro, revisou para baixo mais uma vez, esperando um volume de 2 milhões 325 mil. Este sobe e desce na produção foi causado pela maior importação de veículos para o mercado brasileiro, principalmente de modelos produzidos na Ásia, que ganharam espaço no País. Outro fator que afetou a produção foi o avanço de veículos asiáticos na América Latina, tradicional quintal de exportação da indústria automotiva brasileira, que perdeu espaço em quase todos os paíThe sales recovery took place after the release of the MP 1175 by the federal government, which granted discounts of up to R$ 8 thousand to new vehicles with price tags of up to R$ 120 thousand, and the manufacturers used the opportunity to further increase discounts, even if this meant reducing profit margins. This move by manufacturers was made on some specific models, aiming at positioning them in the price range that allowed them to hit the discount levels called for the MP. The government released R$ 800 million for the program, which was used up in less than two months. However, even when the resources to fund the program were no longer available, the manufacturers kept on granting sizeable discounts in some models, and this brought about a higher demand throughout the second half. After the program was folded, Anfavea revised upwards their projection for sales of the light models, moving from 2 million 40 thousand units in January to 2 million 102 thousand in October. The following December there was a new revision, again upwards, reaching 2 million 180 thousand light vehicles for the year. Concerning the production of the light vehicles, expectations in January were of 2 million 267 thousand units, but, even with the discount program which boosted the market, Anfavea revised downwards their estimate, projecting a volume of 2 million 245 thousand, and in December, yet another downwards revision, calling for a volume of 2 million 325 thousand. This up and down in production forecasts was brought about by higher import volumes, mainly of models produced in Asia, which are making inroads in this country. This factor also affected production in all of Latin America, a traditional spot for the Brazilian 41 Cidades/Cities 59 Fábricas/Factories 10 Estados/States 27 Associadas/Associates Indústria de veículos em 2023 Vehicle industry in 2023

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