BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 91 BAG FABRICANTES DE AUTOPEÇAS/SISTEMISTAS • AUTOPARTS/SYSTEMS MANUFACTURERS fornecedores: “O Rota 2030 tem sido de grande valia para as nossas pequenas e médias empresas e esperamos que a iniciativa permaneça no Mover, Programa Mobilidade Verde”. Pois bem: o conjunto de políticas públicas dedicada à mobilidade publicado no fim do ano passado como medida provisória 1 205 prevê R$ 19 bilhões em incentivos para ampliar a P&D na indústria, fomentar a cadeia de autopeças com os programas prioritários e dar as diretrizes para a redução das emissões de CO2, que agora passa a ser medida do poço à roda e inclui itens como reciclabilidade. Enquanto em 2023 os investimentos no setor foram de R$ 5 bilhões 820 milhões, recuo de 13% em relação a 2022, este ano a cifra projetada é de R$ 5 bilhões 940 milhões, incremento de 2,1%. Um terceiro desafio que bate à porta dos fornecedores é o posicionamento assumido frente à transição para a eletrificação, principalmente com relação a empresas de menor porte. O dirigente assinalou que a entidade, como difusora de informações à sua base associada, participa ativamente das discussões sobre este tema e almeja ser fonte de inspiração e estímulo à transformação. “Entendemos que no Brasil o processo de eletrificação será mais lento, em virtude dos biocombustíveis e da tecnologia flex. Isso dará mais tempo para que os fornecedores se preparem. Cada empresa, porém, fará suas escolhas, conforme a demanda e a capacidade de investimento em inovação.” Ele complementou que, de parte da entidade, são apresentados todos os caminhos possíveis e é oferecido o programa Inova Sindipeças, em que há rodadas de apresentações de startups que desenvolvem projetos ou ofertam produtos e serviços para a indústria, além dos cursos do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa. Sobre a capacidade de a cadeia fornecer sistemas e componentes para as novas tecnologias de mobilidade, especialmente veículos elétricos, Sahad destacou a capacidade de atender esta diretriz e avançar nas novas rotas, como no hidrogênio verde a partir do etanol para alimentação de motores elétricos com células de combustível. “O Brasil é o único país que já superou o problema do transporte de hidrogênio, que poderá ser produzido no próprio posto, ao lado da bomba de etanol. Somos mais audaciosos, porém, e objetivamos produzi-lo no veículo, a partir de tanque abastecido com etanol.” Outra oportunidade, citou, é o desenvolvimento companies, and we expect this to remain a factor in Mover – Mobilidade Verde program. Well now: combined efforts in public policy dedicated to mobility, made public late last year as Medida Provisória 1 205 calls for R$ 19 billion in incentives to expand R&D in the industry, stimulate the supply chain to develop essential programs and give direction to the reduction in CO2 emissions, which now will be measured from well-to-wheel and includes items such as recyclability. Whereas in 2023 investments in the sector amounted to R$ 5 billion 820 million, for a 13% reduction compared to 2022, this year the number is projected at 5 billion 940 million, or an increase of 2.1%. Yet another challenge knocking on suppliers’ doors is the positioning to be adopted where electrification is concerned, mainly when it comes to smaller companies. The executive pointed out that the entity, as a dispenser of information to its associates, plays an active role in discussions on the subject and aspires to be a source of inspiration and encouragement for transformation. “We understand that in Brazil the electrification process will be slower, given biofuels and the flex technology. This will give more time to suppliers to gear up. Each company, however, will make its choice, according to demand and their capability for investment in innovation.” He added that, as far as the entity is concerned, all options are presented and it offers the Inova Sindipeças, an event where programs developed by startups are presented, with products or services being presented, as well as specific projects for the industry, along with courses provided by the Sindipeças Institute for Corporate Education. About the chain’s capacity to supply systems and components aimed at the new mobility technologies, especially electrical products, Mr. Sahad highlighted the capability to serve and advance in new routes, such as green hydrogen based on ethanol for fueling electric engines with fuel cells. “Brazil is the only country that has solved the problem of transporting hydrogen, which could be produced in the service station, right beside the ethanol pump. We are more daring, though, and we intend to produce it in the vehicle, from the fuel tank containing ethanol”. Another opportunity, he remarked, is the development of ethanol extracted from agave,

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