Guia_Caminhoes2018
AUTODATA // GUIA da indústria de caminhões, implementos e componentes // novembro 2018 11 com suas co-irmãs Scania e Man e marcar sua nova era no desenvolvimento de veículos de transporte e importância nos mercados emergentes. Em termos de produtos expostos, um dos expoentes máximos da participação da VWC foi o e-Delivery, veículo leve de carga elétrico que foi recentemente apresentado no Brasil e que já foi, inclusive, enco- mendado pela Ambev. O caminhão foi mostrado com componentes desenvolvidos pelo próprio Grupo Traton equipando seu trem de força. Outra atração que também consagra a sinergia entre as marcas do grupo Traton é o novo Constellation 33.440, que combina a robustez do chassi e motor MAN à já consagrada da família Constellation. O modelo esteve presente na feira ao lado do Delivery Express, o atual caminhão mais leve da família Volkswagen. Mais Conservadora Ainda pelos lados da Traton, a Scania, montadora sueca que é conhecida como uma das empresas de maior capacidade de desenvolvimento tecnológico do mundo e que também faz parte da nova compa- nhia, preferiu em sua participação nesta edição da IAA, adotar uma postura um pouco mais conserva- dora pelo menos no que se refere à eletrificação dos veículos destinados ao transporte de carga. “É óbvio que para o segmento de transporte de pas- sageiros, no segmento de urbanos, também estamos investindo bastante neste tipo de solução porque isto é uma exigência do mercado principalmente nas grandes cidades. Mas nos caminhões, preferimos ainda não pensar ainda tanto no futuro. Queremos soluções que possam ser utilizadas hoje”, definiu Henrik Henrikson, presidente da Scania Trucks anda Buses, explicando que a opção da empresa, neste caso, foi para o lado dos veículos híbridos plug-in. A também sueca Volvo comemorou os 25 anos do lançamento do pesado FH no evento, seu mo- delo de maior sucesso na história com mais de 1 milhão de unidades produzidas deste que surgiu. No segmento de pesados e transporte de longa distância, a empresa continuará investindo no desenvolvimento do gás natural liquefeito e biogás, tecnologias que já foram introduzidas em 2017 e que, na prática proporcionam quase que o mesmo desempenho do diesel, mas com emissões de CO2 de 20% a 100% mais baixas. Como conceito e futura solução para transporte au- tônomo eficiente de atividades repetitivas, a Volvo apresentou o Vera, um veículo conceito totalmente autônomo que foi criado para transportar cargas pesadas entre centros logísticos em áreas indus- triais. Trata-se de um pequeno cavalo mecânico de 6 metros de comprimento por 2,50 metros de largura, que pesa 6.500 quilos e que capaz de puxar 40 toneladas por até 100 quilômetros com veloci- dade de 40 km/h. Boa parte destas novidades, no entanto, infelizmente ainda vão demorar para um pouco para chegar ao Brasil. As honrosas exceções talvez sejam os cami- nhões da Scania, que começará a produzir sua nova família de caminhões em São Bernardo do Campo, SP, no início do próximo ano, e da VWC que já anun- ciou a chegada dos caminhões e ônibus elétricos para o segundo semestre de 2019. No caso da Mercedes, os produtos que têm maior chance de chegar de maneira mais rápida ao Brasil são as vans elétricas. “Já temos uma demanda por carros elétricos nas grandes cidades e entendemos que a estrutura é mais fácil de ser adaptada neste segmento”, explicou Jefferson Ferrares, diretor comer- cial do segmento de vans da MB. A maioria das novidades mostradas ainda não tem data para circular pelas ruas e estradas brasileiras porém estão nos planos de todos os fabricantes por isso o futuro não vai demorar a acontecer
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