Guia_Caminhoes2018
AUTODATA // GUIA da indústria de caminhões, implementos e componentes // novembro 2018 6 (entre 1,3% e 1,4%) vamos demorar 10 anos para retomar o patamar de 2013”, lamenta. A preocupação com o desempenho do PIB se justifica. O caminhão é um dos grandes termômetros da situ- ação da economia brasileira, ao lado do papel ondu- lado e do implemento rodoviário, sendo o resultado do PIB o principal fator que influencia suas vendas. Ou seja, as variações positivas ou negativas refletem diretamente na distribuição dos veículos comerciais ao mercado doméstico. “O que vende caminhão é PIB”, resume Roberto Cortes, CEO da MAN. Fabricantes defendem volta do instrumento de suporte às vendas de bens de capital com perfil mais competitivo PIB vende e Finame ajuda Finame Os fabricantes de caminhões estão otimistas a respeito de como deverá ser o desempenho do setor em 2018. Dois anos após uma das piores crises que atingiu o País, as vendas voltam a subir e as empresas acreditam que seja possível encerrar o ano com 65 mil veículos distribuídos ao mercado. Mas a perspectiva positiva não é completa. “Um PIB com taxa de crescimento entre 1,3% e 1,4% é muito pouco para um país como o Brasil”, avalia Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz. Para o executivo da empresa alemã o percentual ideal de PIB para o crescimento sustentável do mercado deveria ser em torno de 2,5%. “Com uma taxa assim
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