Guia_Caminhoes2018

AUTODATA // GUIA da indústria de caminhões, implementos e componentes // novembro 2018 9 cos a bateria serão fundamentais para a criação de um sistema de transporte comercial livre de energia fóssil até 2050. E para que isto possa acontecer, o início da evolução técnica, principalmente no que se refere aos veículos destinados ao transporte nos centros urbanos, tem que começar já. Ou seja, na prática a realidade é que as montadoras de veículos comerciais estão mais uma vez se colocando à frente do desenvolvimento do setor automotivo e começando a apresentar e comercializar suas evoluções e revoluções no mercado quase de forma imediata. São várias as soluções e novidades que foram mostra- das e lançadas tanto pelas próprias montadoras como pelos grandes sistemistas nesta IAA 2018. Vão desde veículos híbridos até elétricos, passando por híbridos elétricos ou híbridos plug-in, tanto em caminhões como em ônibus, a maioria, por enquanto, ainda desti- nados à aplicações urbanas. As células de combustível também não foram esqueci- das como solução intermediária. Por parte dos siste- mistas, as soluções mostradas foram para os lados da eletrificação de implementos, criação de sistemas de gerenciamento e segurança e direção autônoma. A poderosa Daimler foi obviamente foi uma das princi- pais atrações desta importante e inovadora IAA 2018. A montadora aproveitou o evento para mostrar a versão 2019 do Actros que, batizado de New Actros, chegará ao mercado no ano que vem recheado de novidades e com toda uma série de novos componentes que já haviam sido mostrados anteriormente no caminhão conceito especial que foi exposto na IAA de 2016. Para quem não se lembra, foi o caminhão do futuro que visitou o Brasil por ocasião das comemorações dos 60 anos da Mercedes-Benz no País. Este New Actros vem agora equipado com 60 novos sistemas inteligentes de assistência que, segundo a Mercedes, antecipam o futuro e colocam a marca na vanguarda em termos de veículos de transporte de carga. Seus principais destaques ficam por conta do cokpit multimídia com dois dispositivos integrados com função touch que possibilita ao motorista interagir com grande facilidade com todas as funções do caminhão; a direção autônoma parcial de nível dois que controla todo o veículo, inclusive sua velocidade e rota; o sistema de frenagem de emergência ativo e, por fim, o espelho equipado com câmaras com visão lateral que possibilita visão total dos pontos cegos do veículo. No segmento de vans, a Mercedes reservou uma grande surpresa para o público e mostrou pela primeira vez a sua visão de como será o futuro destes veículos, apresentando a van conceito Vision Urbanetic. O veí- culo, que já está sendo testado em uma parceria com a também alemã Basf, foi definido pela montadora como uma plataforma para a modernidade e possibilitará eficiência máxima no transporte quando efetivamente ganhará o mercado dentro de alguns anos. Não é difícil perceber que esta afirmação não é nem um pouco exagerada. A van realmente impressiona bastan- te, desde o seu design muito futurista até o seu tipo de utilização que permite intercâmbio total de carroçarias entre carga e passageiros com extrema facilidade e direção totalmente autônoma. Uma grande bela surpresa, desta vez para os lados do Brasil, deu-se pela participação da brasileiríssima Volkswagen Caminhões e Ônibus que, no auge de seus trinta anos de existência, ganhou força e importância no contexto internacional e desembarcou na Alemanha neste 2018 para, em sua nona participação seguida na IAA, dividir pela primeira vez de forma igualitária o espaço no pavilhão da recentemente anunciada Traton

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