Guia_Onibus_2019

10 AUTODATA // GUIA DA INDÚSTRIA DE ÔNIBUS E VANS // JUNHO 2019 conjuntura deste ano. A cidade opera com 14 mil ônibus em 1 mil 340 linhas que atendem diariamente 9,5 mi- lhões de pessoas. Para Humberto Spinetti, diretor de Negócios da Iveco Bus para a América Latina, a licitação paulistana além das outras renovações que serão lançadas pelas demais cidades deverão impulsionar a venda de ônibus urbanos. Poloni, da Agrale, aponta que o segmento rodoviá- rio já dá mostras de recuperação. No primeiro qua- drimestre de 2019 foram emplacados 437 veículos, o que representa crescimento de 23% com relação ao mesmo período de 2018. As modalidades mais propensas a sustentarem o crescimento são as que atendem viagens de média e longa distância, como as operações de turismo realizadas a destinos religiosos ou festas temáticas. A atividade ligada ao turismo só não apresenta crescimento mais expressivo no Brasil porque, segundo a ANTTUR- Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento, existe ainda muita insegurança nas estradas, o que acaba prejudicando o deslocamento turístico por meio de veículos, como os ônibus. O reflexo da retomada gradual na atividade econômi- ca brasileira é sentido commais força no segmento de produtos destinados ao mercado de fretamento. Bar- bosa, da Mercedes-Benz, lembra que a crise de 2016 causou desemprego emmuitos setores da economia, prejudicando em especial a indústria. Porém, no ano passado com a retomada dos negócios as fábricas voltaram a contratar pessoal e com isso, diante da ne- cessidade de transportar seus funcionários, as vendas no segmento de fretamento cresceram. Enquanto em 2017 o balanço do setor registrou 500 unidades emplacadas, no ano passado chegou a 2 mil produtos. “A Mercedes-Benz foi cliente de si própria porque contratou mais funcionários”, diz o executivo. CAMINHO DA ESCOLA – Outro setor do mercado que continuará apresentando balanço positivo é o Caminho da Escola. O programa foi criado em 2007 e é um segmento consolidado no mercado principalmente por conta da prioridade que as administrações públicas têm dado ao trans- porte de alunos em todo o País. Entra ano, sai ano, independente dos partidos que toma o poder, as licitações para transporte escolar permanecem como uma conquista da sociedade. “Assim como o mercado doméstico as vendas ao exterior deverão demonstrar crescimento.” Humberto Spinetti, Iveco Bus

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